Locadora bloqueia carro alugado que estava a 60 km/h em rodovia
Cliente trafegava por uma estrada em Recife com o carro de assinatura anual da locadora Movida. O bloqueio foi efetuado por falta de pagamento
![FOTO MOVIDA](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/11/01.12_FOTO_MOVIDA.jpg?quality=70&strip=info&w=1032&h=720&crop=1)
O aumento da procura por carros por assinatura é notável no país. Segundo o estudo da Similarweb, plataforma de inteligência de mercado, houve um aumento de 56,5% nas visitas em sites de empresas locadoras de automóveis em 2021.
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E além disso o termo “carro por assinatura” foi um dos mais buscados nas plataformas de busca com um crescimento de 467% em relação a 2020.
Porém, a empresária Louise Moura Cruz recomenda fortemente que você não assine contratos de assinatura de veículos com uma empresa específica: a Movida. O motivo? Seu carro foi bloqueado em movimento enquanto dirigia em uma estrada em Recife (PE).
Louise publicou na última quarta-feira (26) em sua conta no LinkedIn um depoimento contando que o seu veículo foi bloqueado pela locadora e a postagem viralizou.
Na publicação a cliente da Movida declarou que, quatro dias antes (sexta-feira, dia 21/01) do ocorrido, havia sido contatada pela empresa, que relatou haver dois meses de aluguel em aberto. Na ocasião, ela diz ter enviado os comprovantes de pagamento.
![Depoimento Movida Depoimento Movida](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/WhatsApp-Image-2022-01-27-at-10.26.18.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Na terça (25) pouco depois das 17h30, o carro “apagou” enquanto dirigia a cerca de 60 km/h em uma estrada.
“Consegui com muito custo jogar o carro no acostamento pois o volante estava bem “duro”, assim como o freio. Quando liguei para a assistência 24hrs, eles relataram que não era uma pane, e sim um BLOQUEIO remoto, pois o carro estava em apropriação indébita por inadimplência e portanto não iam prestar socorro”, afirma em seu relato no Linkedin.
Louise informou, ainda, mas dessa vez em sua conta do Instagram, que tiveram que empurrar o carro até um terreno próximo, pois a rodovia praticamente não tinha acostamento. E no dia seguinte a Movida solicitou que voltasse ao local pra religar o carro. “Foi nesse momento que tive a certeza que o carro havia sido bloqueado.”
![Movida personagem Movida personagem](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/carro-parou-no-meio-da-estrda-em-pernambuco-apos-bloqueio-de-locadora-1643319129195_v2_900x506.jpg.webp?&w=1024&crop=1)
A empresária afirma que a Movida tendo visto a repercussão do caso, entrou em contato pra se desculpar e ofereceu a compensação de seis meses de locação gratuita, mas Louise recusou a oferta. Ela pretende entrar com uma ação judicial contra a empresa.
Resposta da empresa
A Movida respondeu a publicação de Louise na rede social da seguinte forma:
A Movida tomou ciência da sua manifestação e, imediatamente, encaminhou o assunto à prestadora de serviços de monitoramento, uma vez que o sistema de bloqueio não pode ser acionado, em nenhuma hipótese, com o carro em movimento. Quanto aos débitos pendentes, mantemo-nos à disposição para regularização, conforme informado em todos os contatos que foram realizados anteriormente.
Já em nota oficial enviada para a imprensa, a Movida diz que se solidariza com a indignação da cliente e que o sistema de bloqueio dos carros foi suspenso temporariamente.
Confira a nota na íntegra:
“A empresa tomou ciência da manifestação da cliente, se solidariza em sua indignação visto que o sistema de bloqueio não deve ser acionado, em nenhuma hipótese, com o carro em movimento. Nos desculpamos e tomamos todas as providências em relação ao atendimento que ela recebeu, reforçando nossa preocupação com os nossos clientes e para que a situação não volte a ocorrer. Comunicamos o assunto imediatamente à empresa responsável pelo controle do monitoramento e suspendemos o sistema temporariamente.”