Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Limpador de faróis já foi fundamental em carros de luxo: veja 10 tipos

Nos anos 1970 e 1980, carros, principalmente de luxo, fabricados na Europa tinham limpadores de faróis para garantir a iluminação sob qualquer condição

Por Fábio Black
14 jul 2024, 19h00
Saab99
 (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

SAAB 99

A sueca Saab, pioneira em diversas tecnologias automotivas (motor turbo, compressão variável) também foi a primeira a introduzir limpadores de faróis, no ano de 1970. Seu modelo era embutido na grade e uma haste atuava na horizontal empurrando o limpador, a partir da lateral do farol, onde havia também um esguicho para garantir a limpeza sob chuva, lama e neve. 

Mercedes W124
(Divulgação/Quatro Rodas)

MERCEDES-BENZ CLASSE E

A lendária geração W124 (1984-96), que tem fama de indestrutível (Panzer), trazia limpadores de faróis. Eram simples como os usados no para-brisa e tinham atuação independente da dos irmãos maiores, varrendo um arco de 150º.  

Volvo 240
(Divulgação/Quatro Rodas)

VOLVO 240

Famosa pela preocupação com a segurança, a Volvo inventou o cinto de segurança de três pontos e adotou limpadores como aliados dos faróis, em 1974. Seu modelo de estreia era rudimentar: a haste mal se adaptava ao farol, ultrapassando os limites da lente.

BMW e30
(Divulgação/Quatro Rodas)

BMW E30 Série 3

Faróis gêmeos, limpadores duplos. A BMW optou por utilizar apenas um eixo de comando, que movimenta as duas hastes ao mesmo tempo. As hastes em V, movem as palhetas. E as palhetas flexíveis se moldam às lentes dos faróis.

Continua após a publicidade
The FSO Polski Fiat 125p
(Divulgação/Quatro Rodas)

Lada Laika e FSO POLSKi

Baseados no projeto italiano do Fiat 124 dos anos 1960, o russo Laika e o polonês Polski, nas versões produzidas 20 anos depois, eram equipados com limpadores que traziam uma solução diferente: suas palhetas giravam 360º ao redor dos faróis, e os lavadores partiam do para-choque.

range Rover
(Divulgação/Quatro Rodas)

Range Rover 2001-2005

A última geração do jipão de luxo inglês a ostentar limpadores de farol foi a L322. Os faróis foram desenhados de maneira que o limpador fizesse seu serviço com perfeição. Após essa geração, a marca aposentou os limpadores e introduziu os jatos de água, padrão utilizado até hoje.

Jaguar XJS
(Divulgação/Quatro Rodas)

Jaguar XJ-S

A Jaguar foi uma marca que não economizou no projeto e conseguiu ir além em seu sistema de limpadores de faróis. Em 1990, o Jaguar XJ-S vinha com limpadores de faróis que utilizavam hastes com sistema pantográfico, algo visto geralmente nos para-brisas de ônibus.

Continua após a publicidade
Renault fuego
(Divulgação/Quatro Rodas)

Renault Fuego

Lançado em 1980, na Europa, o Renault Fuego também tinha opção de limpadores de faróis. O sistema da Renault era parecido com o da BMW E30, em que a palheta, independente da haste, era presa por um eixo central e passava livre, limpando o farol.

datsun 100A
(Divulgação/Quatro Rodas)

Datsun 100A

A Datsun apresentou a solução mais  inusitada de todos. Seu modelo compacto, o 100A, lançado em 1970, possuía limpador com o eixo centralizado no farol, e sua palheta, com o tamanho do raio do farol, girava 360º efetuando a limpeza.

VOLVO S60
(Divulgação/Quatro Rodas)

Volvo S60

A Volvo foi uma das últimas fabricantes a aposentar os limpadores de faróis. Mesmo utilizando o jato de água em diversos modelos, o S60 ficou até 2006 com opcional de limpador de farol. A Volvo justificava, pois o sistema possuía um ótimo funcionamento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.