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Lexus UX 300h chega mais potente, R$ 14.000 mais barato e fazendo até 17,3 km/l

Ele estreia a quinta geração do sistema híbrido que ganhou bateria de íons de lítio e traz quadro de instrumentos digital e ACC para todas as velocidades

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 out 2024, 11h57 - Publicado em 29 out 2024, 10h00
Lexus UX300H
 (Divulgação/Lexus)
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A Lexus apresenta o seu novo modelo de entrada, o UX 300h, que substitui o anterior UX 250h e estreia a quinta geração do sistema híbrido que garantiu um incremento de 14 cv de potência.

Definitivamente, não é pelo design que você vai perceber que tratam-se de modelos diferentes. Pois o lançamento é idêntico ao 250h com direito à grade que acompanha o formato dos faróis, que por sua vez, têm assinatura em led em forma de L.

Lexus UX300H

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E se mantiveram os elementos que têm função tanto estética quanto aerodinâmica. É o caso das molduras dos arcos das rodas, do formato recortado das lanternas e do spoiler traseiro. Todos, segundo a Lexus, reduzem a turbulência do vento e contribuem para reduzir o arrasto e consequentemente o consumo de combustível.

Lexus UX300H

Lexus UX300H

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O que mudou?

A mudança é invisível aos olhos, mas pode ser facilmente sentida na posição de motorista. Afinal, o UX 300h estreia a quinta geração do sistema híbrido que soma o motor 2.0 a gasolina com 152 cv e 18,8 kgfm a um motor elétrico com 112 cv e 20,6 kgfm. Com isso, o conjunto tem 198 cv de potência combinada – 14 cv extras em relação ao modelo anterior. Quanto ao torque combinado, a marca não divulga esse dado. E houve também a introdução de um novo tipo de bateria, mais leve e moderna, são 60 células de íons de lítio (que substitui o sistema anterior metálico de níquel). O conjunto está instalado sob o banco traseiro.

A outra mudança está no interior, que ganhou um quadro de instrumentos digital de 12,3”, que pode ser personalizado com três tipos de layout. Os botões dos comandos das portas também são novos e a alavanca de câmbio foi substituída por um seletor do tipo joystick.

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A central multimídia com 12,3” é a mesma e mantém a conexão sem fio com Apple Car Play e por cabo com Android Auto. Há ainda cinco portas USB e um carregador por indução no console central.

E o lançamento ainda ganhou a possibilidade de ativar o piloto automático adaptativo em qualquer velocidade – no UX 250h era a partir de 40 km/h. Para completar, também traz o Safety Exit Assist (SEA), que monitora o entorno do veículo e emite alerta quando há risco para abertura das portas, como ciclistas ou motocicletas. Segundo a marca, ocorre inclusive o travamento das portas para impedir mesmo qualquer acidente.

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E ele carrega também todos os sistemas que já existiam, como frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, monitoramento de saída de faixa e farol alto automático.

Lexus UX300H

A marca garante que também houve uma melhora no consumo de combustível, de 16,7 km/l para 17,3 km/l no consumo urbano. Já o rodoviário se manteve em 14,9 km/l. O desempenho de 0 a 100 km/h também teve melhora de 8,5 segundos para 8,1 segundos. Porém, só poderemos garantir essas melhoras quando o levarmos para o nosso teste em pista.

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Crossover ou SUV?

A Lexus o classifica como crossover, mas devido aos seus ângulos de entrada e saída e altura livre do solo, o UX 300h pode ser classificado como SUV e, no mercado, devido à sua faixa de preço, só concorre com outros SUVs premium.

Lexus UX300H
(Divulgação/Lexus)

Ele tem 2,64 metros de entre-eixos, o mesmo do Toyota Corolla Cross, porém é 10 cm mais baixo, com 1,52 metro, enquanto o Corolla tem 1,62 metro. Mas é maior no comprimento, com 4,49 metros e tem largura com 1,84 metro.

O preço do novo modelo de entrada da marca de luxo do grupo Toyota até que não assusta: R$ 299.990. Explico. A versão topo de linha do UX 250h era mais cara, R$ 313.990, e os equipamentos da versão única do UX 300h são compatíveis com essa opção mais cara. Portanto, é possível concluir que o SUV ficou mais barato.

Lexus UX300H
(Divulgação/Lexus)

E ele é mais acessível que os rivais diretos também. O BMW X1 com seu motor 2.0 a gasolina que rende mais de 300 cv parte de R$ 318.950 e o Mercedes GLA que parte de R$ 339.900 e é equipado com motor 1.3 turbo de 163 cv e sistema híbrido leve.

Ele tem virtudes para ampliar a participação da Lexus no mercado premium, que ainda é tímida, em especial, comparado ao desempenho de BMW. Será que ele consegue?

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