Clique e assine por apenas 8,90/mês

Lexus inicia troca dos espelhos retrovisores por câmeras e telas

Tecnologia será oferecida pela primeira vez em um carro de produção em larga em escala

Por Raphael Panaro - 17 set 2018, 09h44
A câmera-retrovisor será oferecida em outubro no Japão como opcional no sedã ES 300h Divulgação/Lexus

A contagem regressiva para o fim dos bons e velhos espelhos retrovisores foi iniciada. Bom, pelo o menos para veículos premium. A Lexus vai oferecer aos clientes japoneses a opção de câmeras no lugar dos tradicionais espelhos – o Digital Side-View Monitors.

De acordo com a marca, elas fornecem uma visão mais ampla dos arredores do carro – inclusive à noite – e apuram consideravelmente a segurança.

Até então restrita a carros conceituais e protótipos, a tecnologia será implantada em um carro de produção. O modelo contemplado é o luxuoso ES 300h. As câmeras serão oferecidas como opcionais no final de outubro – ainda sem preço definido.

Mesmo em dias de chuva a câmera é capaz de fornecer uma imagem nítida Divulgação/Lexus

A imagem é projetada em dois monitores de alta definição de 5 polegadas instalados na base colunas dianteiras. O panorama padrão é mais aproximado, porém, assim que o motorista acionar os comandos de seta ou engatar a ré, as câmeras automaticamente fornecem uma percepção periférica mais completa da área redor do veículo. Essa visão ainda pode ser acionada manualmente.

Continua após a publicidade

As telas LCD também incorporam outro item de segurança: o alerta de ponto cego. Um ícone na cor laranja surge assim que um veículo é detectado fora do alcance da percepção de que está dirigindo.

Os monitores de 5 polegadas são instalados nas extremidades do interior Divulgação

Ainda segundo a Lexus, o design enxuto da carcaça que abriga as câmeras foi concebido de uma forma que dá mais visibilidade ao motorista, além de reduzir o ruído do vento no habitáculo.

A Lexus vai começar essa nova experiência no Japão, mas espera propagar o Digital Side-View Monitors em outros mercados, dependendo, claro, das regulamentações federais de cada país, e também outros modelos da linha.

Hoje, alguns carros da General Motors já têm câmera traseira que pode substituir o espelho interno em alguns modelos.

O sedã usa um conjunto híbrido que libera 215 cv de potência Divulgação/Lexus
Publicidade