O Latin NCAP, que avalia a segurança veicular para modelos novos na América Latina, divulgou nesta terça-feira (15) os resultados dos últimos testes realizados. Os números mostram um importante avanço da indústria quando o assunto é segurança, no entanto, também revelam que ainda há muito a ser melhorado. O grande destaque fica para a oitava geração da Toyota Hilux, que atingiu nota máxima.
Recém-lançada no Brasil, a nova Hilux alcançou cinco estrelas na proteção para adultos e crianças, sendo o destaque da última edição de 2015 do programa de avaliação veicular. O modelo fabricado na Argentina obteve melhores resultados em relação ao fabricado na Tailândia, que não era equipado com o sistema SRI e, assim, foi prejudicado na classificação para crianças.
Modelos produzidos no Brasil, como o VW Fox e o Nissan March, obtiveram boas pontuações em relação à segurança para adultos. Já para as crianças, os modelos ficaram devendo. No caso do Fox, o instituto destaca a boa proteção para a cabeça dos ocupantes dianteiros e para o peito do passageiro, resultando em quatro estrelas (de cinco). A falta de ancoragem ISOFIX, de cinto de três pontos para o assento central e de desligamento do airbag do passageiro foram os pontos críticos que deixaram o Fox com apenas duas estrelas para proteção infantil.
O March foi ainda pior: quatro estrelas para adultos e apenas uma para crianças. Os motivos são os mesmos do Fox, acrescentando-se a “má sinalização de sinalização de advertência de quando se coloca um sistema de retenção infantil voltado para trás”. O Latin NCAP ressaltou, porém, o reforço estrutural promovido no modelo pela Nissan – a estrutura do March havia sido apontada como instável pelo instituto em testes passados. O sedã Versa fechou a avaliação com quatro e duas estrelas, respectivamente.
Perto de chegar ao Brasil, o Hyundai Creta (ou ix25) foi a principal novidade nos testes do Latin NCAP. O utilitário esportivo recebeu quatro estrelas para adultos e três para proteção infantil. As notas do modelo, porém, poderiam ser melhores: as unidades avaliadas não dispunham de freios ABS, controle eletrônico de estabilidade e lembrete de cinto de segurança para o passageiro dianteiro. O ABS, assim como o airbag duplo, é obrigatório em todos os carros comercializados no Brasil desde o início de 2014.