Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Lancia Ypsilon HF é primeiro elétrico voltado para desempenho da marca

Junto ao novo modelo elétrico, a Lancia também anunciou o novo Ypsilon para Rally com motor 1.2 turbo de 209 cv

Por Lucas Parente
28 Maio 2024, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Desde a fusão de empresas e a criação da Stellantis, o grupo como um todo prometeu fornecer a todas as marcas um vasto portfólio de modelos. Isso inclui a Lancia, que finalmente tem um carro novo, o Ypsilon 2024.

    O modelo já foi apresentado há algum tempo, com uma edição especial limitada de lançamento e a versão padrão. Porém, agora a Stellantis confirma a nova versão HF voltada para desempenho, mas totalmente elétrica. Este é o primeiro modelo HF com trem de força elétrico da história da Lancia.

    2025-lancia-ypsilon-hf (1)
    (Lancia/Divulgação)

    Com 237 cv de potência e motor montado na frente, o Lancia Ypsilon é baseado na plataforma CMF da Stellantis, o mesmo dos modelos Abarth 600e e Alfa Romeo Júnior Veloce. Nessa configuração, o novo Lancia consegue ir de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, o que não é um mal número para um pequeno hatch de tração dianteira. O modelo também traz carroceria mais larga e suspensão mais baixa para melhor dirigibilidade.

    Continua após a publicidade

    Para suportar essa potência, há uma bateria de 54 kWh herdada dos dois modelos citados. A autonomia e o tempo de carregamento ainda não foram divulgados.

    2025-lancia-ypsilon-hf (2)
    (Lancia/Divulgação)

    A apresentação do modelo hoje é basicamente uma prévia, já que o hot hatch elétrico da Lancia só estará à venda na Europa em maio de 2025. Portanto, valores ainda não foram divulgados.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Além do modelo elétrico para as ruas, uma variante para rally também foi apresentada pela marca. Batizado de Ypsilon Rally 4 HF, a versão traz motor 1.2 turbo de três cilindros e 209 cv. Como o próprio nome já sugere, o modelo foi desenvolvido para cumprir os regulamentos do Grupo Rally4 da FIA.

    lanciaypsilonrally4hf-7
    (Lancia/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Marcando a volta da Lancia as corridas de Rally depois de um longo hiato, o Ypsilon Rally 4 HF possui tração dianteira e é acompanhado de um câmbio manual de cinco marchas com diferencial mecânico de deslizamento limitado. Não é nada muito diferente do modelo elétrico, já que os regulamentos estipulam que ele deve se amplamente baseado no veículo de produção.

    lanciaypsilonrally4hf-9
    (Lancia/Divulgação)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.