Ícone dos anos de 1970 e 1980, o Lamborghini Countach está de volta em uma fiel, moderna e exclusiva releitura — apenas 112 felizes endinheirados em todo o mundo poderão ter uma unidade na garagem a partir de 2022. Entre as modernidades do superesportivo está a motorização híbrida.
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A mecânica do novo Countach LPI 800-4 é emprestada do Sián, combinando um motor V12 6.5 a gasolina de 780 cv a outro elétrico de 48 volts ligado à transmissão, com mais 34 cv. Ao todo, o supercarro é empurrado por 814 cv e tem 1.595 kg, chegando a uma relação de peso/potência de 1,95 kg/cv.
De acordo com a fabricante, ele vai de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e, de 0 a 200 km/h, em 8,6 segundos. A velocidade máxima é de 355 km/h e, para poder parar tanta força, os freios são de cerâmica de carbono.
O sobrenome do modelo, como em todo Lamborghini, mistura suas principais caraterísticas mecânicas. LP vem de Longitudinale Posteriore, remetendo à posição longitudinal posterior do motor, enquanto a letra I mostra que ele é híbrido. O número 800 vem da potência arredondada, enquanto o 4 diz respeito à tração nas quatro rodas. Vale dizer que Countach é um dos poucos nomes da marca não ligados a touros.
Desenho fiel
Para Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Lamborghini, “o Countach LPI 800-4 é um carro visionário do momento, assim como seu antecessor”. O executivo apontou ainda que o modelo não é apenas uma releitura, mas também uma evolução do original.
O desenho mostra que a inspiração no modelo antepassado foi seguida à risca. A dianteira segue com o formato de cunha e os faróis retangulares, que fogem da atual linguagem da marca. A extremidade do para-choque com uma abertura horizontal, as entradas de ar logo abaixo e até o corte de abertura do capô são idênticos.
De lado, além das caixas dos para-lamas bem definidos, o Countach do século 21 repete até o corte triangular que invade as portas. As rodas são de 20 polegadas na dianteira e 21 na traseira. A traseira vai pelo mesmo caminho com as quatro saídas de escape posicionadas quase no centro do carro, a elevação para captação de ar e o formado do nicho das lanternas.
Nem o interior escapa das referências clássicas e vai contra os demais Lamborghini atuais. O quadro de instrumentos foi modernizado e é digital, mas os botões físicos à esquerda do volante estão lá, assim como o formato do console central, com uma pequena inclinação e alguns comandos. Um deles é chamado de Stile e, quando pressionado, a história do Countach é contada.