Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Jeep, Toyota e VW foram as marcas que mais perderam clientes para BYD e GWM

Pesquisa avaliou a migração dos clientes de marcas tradicionais para as chinesas estreantes e Jeep foi quem mais sofreu

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 set 2024, 12h01 - Publicado em 3 set 2024, 11h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • HAVAL X SONG
    Haval H6 e Song Plus são as novas apostas de ex-donos de modelos da Jeep (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Que as chinesas BYD e GWM têm se destacado no mercado brasileiro não é novidade. No último mês de julho, a BYD liderou as vendas de elétricos, com 71,3% de participação. Entre os híbridos, foi a GWM no topo do ranking, detendo 26,3% das vendas. De janeiro a julho, a BYD já vendeu 38.631 modelos eletrificados, contra 15.914 da GWM. Assim, com os números expressivos de vendas para as novatas, fica a dúvida: de onde vêm tantos clientes?

    A MegaDealer, empresa especializada em pesquisas para o setor automotivo, divulgou dados interessantes sobre a origem dos clientes das marcas chinesas, classificando as sete marcas dos usados que mais entraram na troca por modelos novos chineses.

    Compartilhe essa matéria via:

    De acordo com a pesquisa, durante o segundo trimestre, 12% dos novos clientes da BYD vieram de modelos da Jeep. Em seguida, com 10% cada uma, aparecem Hyundai e Volkswagen. Completando as sete marcas estão Chevrolet (9%), Toyota (8%), Fiat (8%) e Honda (7%).

    2FLP6560-ABRE-ORA-x-Dolphin
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Na GWM, os números têm maiores degraus, como é o caso dos clientes da Jeep, que também representam a maioria: 17% dos compradores, entre os meses de maio e julho. A Toyota aparece em segundo, com 11%, seguida pela Volkswagen (10%). Depois, há os 8% que tinham Chevrolet e optaram por um GWM, mesma porcentagem de Honda e Hyundai. A Fiat vem em último, com 5% de participação.

    Continua após a publicidade

    Na mesma pesquisa, contemplando o primeiro trimestre do ano, que classificava dez marcas (e não sete), a própria GWM aparecia em 10º lugar, com 3%, mostrando que a marca já fideliza clientes, os quais trocaram um GWM por outro.

    A pesquisa abrange todos os modelos vendidos por BYD e GWM, mas a presença de ex-clientes da Jeep no topo de ambas mostra a força dos SUVs híbridos das marcas, que disputam mês a mês a liderança do segmento. Eles, certamente, são as maiores apostas de ex-proprietários de Compass e Commander.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.