Que as chinesas BYD e GWM têm se destacado no mercado brasileiro não é novidade. No último mês de julho, a BYD liderou as vendas de elétricos, com 71,3% de participação. Entre os híbridos, foi a GWM no topo do ranking, detendo 26,3% das vendas. De janeiro a julho, a BYD já vendeu 38.631 modelos eletrificados, contra 15.914 da GWM. Assim, com os números expressivos de vendas para as novatas, fica a dúvida: de onde vêm tantos clientes?
A MegaDealer, empresa especializada em pesquisas para o setor automotivo, divulgou dados interessantes sobre a origem dos clientes das marcas chinesas, classificando as sete marcas dos usados que mais entraram na troca por modelos novos chineses.
De acordo com a pesquisa, durante o segundo trimestre, 12% dos novos clientes da BYD vieram de modelos da Jeep. Em seguida, com 10% cada uma, aparecem Hyundai e Volkswagen. Completando as sete marcas estão Chevrolet (9%), Toyota (8%), Fiat (8%) e Honda (7%).
Na GWM, os números têm maiores degraus, como é o caso dos clientes da Jeep, que também representam a maioria: 17% dos compradores, entre os meses de maio e julho. A Toyota aparece em segundo, com 11%, seguida pela Volkswagen (10%). Depois, há os 8% que tinham Chevrolet e optaram por um GWM, mesma porcentagem de Honda e Hyundai. A Fiat vem em último, com 5% de participação.
Na mesma pesquisa, contemplando o primeiro trimestre do ano, que classificava dez marcas (e não sete), a própria GWM aparecia em 10º lugar, com 3%, mostrando que a marca já fideliza clientes, os quais trocaram um GWM por outro.
A pesquisa abrange todos os modelos vendidos por BYD e GWM, mas a presença de ex-clientes da Jeep no topo de ambas mostra a força dos SUVs híbridos das marcas, que disputam mês a mês a liderança do segmento. Eles, certamente, são as maiores apostas de ex-proprietários de Compass e Commander.