O Grand Cherokee já viveu dias melhores no Brasil. Um dos primeiros modelos trazidos para cá após a liberação das importações em meados dos anos 90, o carro praticamente ensinou o brasileiro a gostar dos utilitários esportivos de luxo, os chamados SUVs. Seu reinado, no entanto, durou pouco: o modelo sucumbiu diante de rivais mais modernos e equipados, ficando em uma posição intermediária na categoria.
Enquanto a nova geração não chega, o que acontecerá apenas em 2016, o modelo atual estreia sua primeira reestilização por aqui. As maiores alterações foram feitas na dianteira: a grade com sete barras verticais, uma marca registrada da Jeep, ficou mais afilada e longe dos faróis. Estes, aliás, foram redesenhados, ganhando contornos mais sinuosos. Atrás, as lanternas foram redesenhadas e a régua cromada na tampa do porta-malas foi removida.
Se o motor é o mesmo 3.6 V6 Pentastar, de 286 cv, a transmissão de cinco marchas foi trocada por uma caixa automática de oito velocidades. Para encarar as trilhas, a Jeep oferece o Selec-Terrain, com cinco modos de condução fora-de-estrada. São eles: Sand (areia), Mud (lama), Auto (reconhece qualquer terreno), Snow (neve) e Rock (pedra, no qual a reduzida é ativada). A tração nas quatro rodas Quadra-Trac II recorre a diversos sensores para identificar falta de aderência em uma das rodas, distribuindo a força para corrigir a situação. Já o Selec-Speed oferece os controles de subida e descida, que controla a velocidade do carro automaticamente, sem necessidade de acelerar ou frear.
O novo Grand Cherokee será vendido nas versões Laredo e Limited. A lista de itens de série inclui sete airbags (dois frontais, dois laterais frontais, quatro do tipo cortina e um para proteção dos joelhos do motorista), central multimídia com entrada auxiliar, USB e cartão SD, Bluetooth, tela touchscreen de cinco polegadas na Laredo e 8,4 polegadas na Limited, sistema de navegação por satélite (GPS), computador de bordo e faróis de bi-xenonio com LEDs, entre outros equipamentos. O utilitário esportivo chega às revendas Jeep por 185.900 reais na versão Laredo e 214.900 reais na opção Limited.