A Jeep lançou o Grand Cherokee Diesel no Brasil, completando a linha 2014 do utilitário esportivo no mercado nacional. A novidade chega apenas na versão Limited, com um motor 3.0 V6 que entrega 241 cv e torque máximo de 56 mkgf, disponível entre 1.800 e 2.800 rpm.
Acoplado à mesma transmissão automática de oito marchas utilizada no Grand Cherokee a gasolina, a versão Diesel promete rodar mais de 1.400 quilômetros na estrada sem necessidade de reabastecer. Segundo dados fornecidos pela Jeep, o consumo médio ficou até 10% melhor em relação a linha 2013 do modelo, que tinha transmissão de cinco velocidades. O número passou de 12 km/l para 13,3 km/l, sendo que no ciclo rodoviário o Grand Cherokee Diesel faz 15,4 km/l, possibilitando autonomia de 1.433 km com o tanque de 93,1 litros.
O SUV traz uma lista de equipamentos bastante generosa, incluindo assistente de saída em subida, controle de estabilidade (ESC), auxílio de frenagem, controle de velocidade em declives, sistema multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, GPS, quadro de instrumentos com display de LCD de sete polegadas e sistema de entretenimento com duas telas de nove polegadas para os passageiros do banco de trás com leitor de Blu-Ray.
Como um legítimo Jeep, o carro tem tração integral com sistema de gerenciamento de tração e caixa de transferência de duas velocidades, que identifica falta de aderência em qualquer uma das rodas e corrige a situação. O sistema Selec-Terrain oferece cinco configurações, preparando o veículo para encarar areia, lama, neve e pedras, além do modo no qual o veículo se adapta a qualquer tipo de piso. No asfalto, o modo Sport, acionado por meio de um botão, garante uma tocada mais esportiva.
Fabricado em Detroit, nos Estados Unidos, o Grand Cherokee Limited Diesel chega ao país por R$ 239.900. No caso das versões a gasolina, os preços partem de R$ 185.900 (Laredo) e R$ 219.900 (Limited).