Clique e assine por apenas 8,90/mês

Irmão do futuro SUV compacto da Volks, Seat Arona é revelado

SUV espanhol utiliza a mesma plataforma do futuro Volkswagen fabricado no Brasil

Por Henrique Rodriguez - Atualizado em 8 mar 2018, 14h21 - Publicado em 4 Maio 2017, 18h20
SUV compacto não esconde a semelhança com o Seat Ibiza Reprodução/Facebook

Imagens divulgadas no Facebook revelam as linhas do Seat Arona, SUV compacto derivado do novo Ibiza. Apesar da marca espanhola não estar presente no Brasil, este lançamento nos interessa bastante: a base dele é a plataforma MQB A0, a mesma do futuro SUV derivado do Polo, que será fabricado no Brasil em 2018.

As linhas do Arona são bastante fieis às do Ibiza. Na verdade, as principais diferenças entre os dois estão na altura livre do solo, tamanho dos pneus e no teto mais elevado. Vincos, recortes dos para-choques e formato dos faróis são iguais.

A a versão Volkswagen terá lanternas horizontais, mas não tão estreitas Reprodução/Facebook

Mas o que mais nos importa são as dimensões. De acordo com a imprensa europeia, o Arona terá entre 4,10 e 4,20 m de comprimento e entre eixos de 2,56 m, medidas próximas do Jeep Renegade, que tem comprimento de 4,23 m e 2,57 m entre os eixos. O T-Roc, o primeiro SUV compacto com a marca VW, será um pouco maior, o que indica que estará um patamar acima tanto do Arona quanto do futuro modelo que vem para o Brasil.

A gama de motores do Arona será composta pelos 1.0 TSI de 115 cv, 1.5 TSI de 150 cv e o 1.6 TDI (turbodiesel) de 110 cv. Destes, só o primeiro tem chances de aparecer na versão Volkswagen brasileira, junto do 1.4 TSI flex de 150 cv.

Continua após a publicidade
VW T-Cross

Projeção de como será o T-Cross, futuro SUV compacto da VW Du Oliveira/Quatro Rodas

O Volkswagen destinado para o Brasil e irmão do Arona é chamado provisoriamente de T-Cross, mesmo nome do conceito que o antecipou no Salão do Automóvel de São Paulo. Seu design será bastante fiel ao protótipo, com faróis integrados à grade e linhas predominantemente retas. 

VW T-Cross

A VW irá adotar o visual off-road mandatório aos SUVs. Mas fique tranquilo: nada de estepe na traseira, como no CrossFox Du Oliveira/Quatro Rodas

A estreia do T-Cross no Brasil deve ocorrer na segunda metade de 2018. Antes dele, ainda em 2017, estreia no Brasil a nova geração do Polo. Seu lançamento por aqui será semanas depois do Salão de Frankfurt, que acontece em setembro. No início de 2018 surge sua variante sedã, o Virtus.

Intermediária entre Saveiro e Amarok, a nova picape vai brigar com a Fiat Toro
Intermediária entre Saveiro e Amarok, a nova picape vai brigar com a Fiat Toro Du Oliveira/Quatro Rodas

O último lançamento da família será uma picape, que assumirá posto intermediário entre a compacta Saveiro e a Amarok. De acordo com fontes, será a Toro da Volkswagen, com direito a versões flex e diesel, transmissão automática e manual, 4×2 e 4×4, cabine dupla de quatro portas e capacidade de carga de até 1 tonelada.

Publicidade