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Indiana Tata Motors negocia fábrica com o governo de São Paulo

Dona da Jaguar Land Rover irá se reunir com representantes do estado no início de setembro

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 28 ago 2024, 15h58 - Publicado em 28 ago 2024, 14h45
Tata Harrier Safari 2024
 (Tata/Divulgação)
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O anúncio de investimentos feito pela Volkswagen na última sexta-feira (23) continua a ser destaque, porém não para a fabricante alemã. Representantes do governo do estado de São Paulo conversaram com jornalistas e revelaram negociações com outras montadoras. Uma delas é a Tata Motors, da Índia, que estaria conversando sobre uma possível fábrica no estado paulista.

Jorge Lima, secretário de desenvolvimento do estado de São Paulo, revelou que representantes do governo irão se reunir com executivos da Tata Motors na primeira quinzena de setembro, como revela o site Automotive Business.

Tata Harrier Safari 2024
(Tata/Divulgação)

Lima explica que as conversas com a Tata ainda estão começando e que os executivos vieram ao país por outros motivos, então o encontro em setembro será a primeira reunião para discutir este tema. Segundo secretário, irão se encontrar novamente na Alemanha, também em setembro.

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Um dos atrativos é o fato do estado de São Paulo contar com uma série de fornecedores que já atendem outras empresas, facilitando a logística para uma possível nova fábrica. Como a negociação ainda está começando, ainda não existe um possível localização para o complexo.

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A Tata Motors é a maior e mais importante fabricante indiana e é dona da Jaguar Land Rover e da sul-coreana Daewoo. Embora não produza carros no Brasil, ela conhece bem o país, com uma joint venture com a fabricante de õnibus Marcopolo.

TESTE TATA NANO LX
Nano LX modelo 2011 da Tata, testado pela revista Quatro Rodas. (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Tornou-se famosa mundialmente por ter construído o Tata Nano, que foi o carro mais barato do mundo, custando 100.000 rúpias (R$ 6.584 pela cotação atual). O subcompacto se envolveu em diversos casos de incêndio e recebeu nota zero em segurança nos testes de colisão do Global NCAP, sem marcar um único ponto em nenhuma das avaliações. Saiu de linha em 2018, sem deixar um substituto.

Esta é a segunda confirmação feita pelo governo de São Paulo sobre fabricantes chegando ao estado. No mesmo evento da Volkswagen, Samuel Kinoshita, secretário da Fazenda e Planejamento, revelou que o governo está negociando com uma montadora chinesa “com ligações com a Volkswagen na China”.

Lima deu novas dicas de qual empresa pode ser, afirmando que São Paulo está disputando com Minas Gerais e Paraná. No início do ano, a SAIC anunciou um investimento de R$ 300 milhões para erguer uma fábrica de motores em Pouso Alegre (MG) e rumores apontam que a empresa chinesa está buscando outro lugar.

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