A JAC quer entrar no segmento de picapes médias, onde estão alguns dos consumidores mais fiéis às marcas.
A estratégia é ousada: vender a preço de picape flex uma picape com motor 2.0 turbodiesel, câmbio manual e tração 4×4. Se tudo correr como planejado, será picape diesel mais barata do Brasil.
Nós já dirigimos esta picape, que nem tem nome no Brasil ainda. Em outros mercados é vendida como Frison ou T6 (nome do SUV médio da marca aqui).
Por aqui, a JAC prefere usar letras e números para identificar seus carros. No segmento, com exceção de Chevrolet S10 e Mitsubishi L200, todas as concorrentes têm um nome.
Dirigimos uma das unidades importadas para testes da engenharia local da JAC. É das impressões e experiências com esses carros que serão feitas mudanças específicas para o mercado local.
Já definiram que o motor 2.0 terá mais que os 139 cv e 32,6 mkgf atuais. A nova programação pode diminuir o atraso nas respostas do turbo.
Hoje o motor só mostra seu vigor após 2.000 rpm. Com novo acerto, também será possível definir relações de marcha mais longas, tornando a condução mais confortável.
A picape da JAC, do jeito como é hoje, lembra as gerações anteriores das Mitsubishi L200 e Nissan Frontier.
A suspensão agrada em asfalto bom, mas é dura e saltitante ao passar por trechos esburacados.
A direção hidráulica desmultiplicada, o acabamento simples e a posição de dirigir próxima ao para-brisa acentuam esse déjà-vu.
Mas tem suas qualidades. O banco traseiro tem inclinação correta e bom espaço para as pernas. Além disso, a caçamba dispõe de revestimento protetor, como a Frontier.
Por outro lado, só há quatro ganchos e comete um erro igual ao da L200 atual: a tampa não tem tranca.
O design também passará por mudanças antes do lançamento. Seguirá a reestilização já mostrada na China, com grade maior e mais quadrada, e faróis estreitos.
O lançamento está previsto para o início de 2019, com preço entre R$ 110.000 e R$ 120.000 – equivalente às concorrentes a gasolina. Agora, só depende do dólar.
Ficha Técnica – JAC Picape
Preços: Entre R$ 110.000 e R$ 120.000
Motor: diesel, diant., longitudinal, quatro cilindros, turbo, injeção direta, 1.999 cm3, 16V, 139 cv a 3.600 rpm, 32,6 mkgf entre 1.600 e 2.600 rpm
Câmbio: manual, 6 marchas, tração 4×4
Suspensão: McPherson (dianteiro)/eixo rígido (traseiro)
Freios:disco vent. (diant.) / tambor (tras.)
Direção: hidráulica
Rodas e pneus: 245/65 R17
Dimensões: comprimento, 531,5 cm; largura, 183 cm; altura, 181,5 cm; entre-eixos, 309,5 cm; peso, 1.930 kg; tanque, 76 l; capacidade de carga, 900 kg