Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ícone do design brasileiro, Anísio Campos criou Puma GT e Dacon 828

Piloto e designer morreu aos 86 anos. Conheça os carros que fizeram dele uma lenda entre os fãs dos carros nacionais

Por Da Redação
Atualizado em 15 set 2019, 15h57 - Publicado em 15 set 2019, 15h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • homem-carro_foto_06
    Anísio e o Dacon 828, lançado em 1982 (Homem-Carro/Divulgação)

    O mais conhecido designer de automóveis brasileiro morreu no sábado à noite (14) aos 86 anos.

    José Anísio Barbosa de Campos foi responsável pela criação de mais de 15 modelos brasileiros entre os anos 60 e os anos 90, a maioria deles de produção quase artesanal.

    Mas antes de se dedicar à arte de desenhar, Anísio começou sua carreira nas pistas, ainda nos anos 50.

    homem-carro_foto_05
    Em destaque, o AC-1600, de 1968, o primeiro protótipo de competição projetado e construído em série para atender ao calendário do automobilismo nacional (Homem-Carro/Divulgação)

    Como piloto, correu ao lado de lendas do automobilismo nacional, como Emerson e Wilson Fittipaldi, José Carlos Pace, Bird Clemente, Chiquinho Lameirão e Luis Pereira Bueno, na época em que os fabricantes de automóveis tinham equipes próprias de corrida. Nos anos 70, chegou a ser chefe da famosa equipe Hollywood.

    Continua após a publicidade

    Foi assim que ele começou a projetar veículos, primeiro os de competição, tendo como o mais célebre deles o Carcará, construído em conjunto com Rino Malzoni: era um carro concebido especialmente para bater o recorde brasileiro de velocidade – com motor 1.1 de 104 cv ele atingiu 213,9 km/h na antiga rodovia Rio-Santos, em 1966.

    carcara-1
    Imagens do Carcará, recordista brasileiro de velocidade (Reprodução/Internet)

    Depois vieram os projetos comerciais, como Puma-DKW (1967), o primeiro buggy brasileiro, Kadron Tropi (1969), Dacon 828 (1982), Engerauto Topazzio (1987) e PAG Nick (1988).

    homem-carro_foto_12
    Anísio e o buggy Kadron (Homem-Carro/Divulgação)

    Para a QUATRO RODAS, Anísio ajudou a criar um automóvel muito especial, o projeto Puma GT 4R, que daria origem a três unidades que seriam sorteadas entre os leitores da revista em 1969.

    Continua após a publicidade

    Com o objetivo de contar a trajetória do designer, a cineasta Raquel Valadares, filha de Anísio Campos, produziu em 2015 um documentário de 73 minutos, intitulado Homem-Carro.

    O trailer e mais informações sobre o longa-metragem estão na página oficial homemcarroofilme.com.br

    homem-carro_foto_16
    José Anísio Barbosa de Campos foi piloto e designer responsável pela criação de mais de 15 carros entre 1960 e 1990 (Homem-Carro/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Como uma singela homenagem ao nome mais importante do design brasileiro, resgatamos um texto publicado na Quatro Rodas de abril de 2013, com sua última entrevista dada à revista, quando ele tinha completado 80 anos, de autoria da repórter Isadora Carvalho.

    A antena de Anísio

    Um dos pioneiros do design nacional faz 80 anos

    Anísio Campos dedicou sua vida à criação de carros. Na década de 60, uma de suas criações, o Carcará, bateu o recorde brasileiro de velocidade para carros 1.0, usando a base mecânica de um DKW.

    Continua após a publicidade
    Puma GT 4R 1
    Anísio participou do projeto do Puma GT 4R, feito sob encomenda a pedido de QUATRO RODAS (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O designer é pai do primeiro buggy brasileiro e foi mentor e piloto titular da lendária equipe Hollywood. Com 18 carros em seu currículo, Anísio completa 80 anos e é reconhecido como um dos primeiros designers da indústria brasileira de automóveis.

    Como piloto, Anísio correu nos campeonatos do automobilismo brasileiro nas décadas de 50 e 60 por todas as grandes equipes nacionais, como Vemag, Willys, Simca e Dacon.

    Ícone do design brasileiro, Anísio Campos criou Puma GT e Dacon 828
    PAG Nick, uma das criações de Anísio Campos (Xico Buny/Quatro Rodas)

    Na época da Vemag, Anísio conta que exercia dupla função: além de piloto, atuava no desenvolvimento dos carros de competição.

    Continua após a publicidade

    “Como os motores não eram muito potentes, o que fazia com que a equipe se destacasse eram as carrocerias com formato aerodinâmico”, diz Campos. Prova disso foi o Carcará, que com 104 cv chegou a 213,9 km/h.

    160812-puma-01.jpg
    Puma GT (DKW): herdeiro direto do GT Malzoni, ainda com mecânica DKW, ele teve seu desenho refinado por Anísio Campos e foi o primeiro modelo da marca Puma, que se tornaria o símbolo mais perene de esportivo fora-de-série brasileiro (Acervo/Quatro Rodas)

    O trabalho de Anísio é marcado pelo traço ao mesmo tempo limpo e arrojado, assim como pela adoção de soluções simples.

    “No Carcará, por exemplo, eu descobri que o calor do asfalto entrava por baixo, embaçando os vidros e aumentando a temperatura da cabine, então fiz furinhos na carroceria e resolvi o problema”, afirma Campos.

    Logo depois, em 1969, o designer participou do projeto do Puma GT4R, feito sob encomenda para QUATRO RODAS. Foram produzidas três unidades, cada uma presenteada a um leitor.

    Entre os modelos que se destacam em sua carreira, estão o buggy Kadron, o minicarro Dacon 828 – conceito que hoje é moda, mas em 1982 era uma grande novidade – e o Puma AC, o primeiro protótipo de competição construído em série.

    Ícone do design brasileiro, Anísio Campos criou Puma GT e Dacon 828
    Elétrico, o Obvio 828 foi o último projeto de Anísio Campos (Acervo/Quatro Rodas)

    Sua última experiência foi a construção de um protótipo elétrico, em 2005, para a empresa brasileira Obvio!, atualmente Vrooom, que busca comercializá-lo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.