50 anos depois, QUATRO RODAS volta a “produzir” lendário Puma GT 4R

Ressuscitamos o clássico criado pela revista em 1969 para entrar na corrida mais maluca do mundo: o Red Bull Ladeira Abaixo!

Um Tiranossauro perseguindo um arremedo de Jeep é algo normal no Ladeira Abaixo

Um Tiranossauro perseguindo um arremedo de Jeep é algo normal no Ladeira Abaixo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Há cinco décadas QUATRO RODAS fez história ao mandar produzir um modelo exclusivo para seus leitores.

Os três Puma GT 4R feitos sob encomenda foram sorteados em 1969 e se tornaram os únicos carros do mundo produzidos em série a pedido de uma revista. Mas agora o trio terá a companhia de um inédito GT 4R 2019.

Nosso esportivo chega ao século 21 para participar do Red Bull Ladeira Abaixo, competição global que chega pela primeira vez a São Paulo para eleger o carro mais divertido (e, se puder, rápido) em uma corrida na inclinada rua da Consolação, no centro da capital.

Um molde de Puma GTS foi a base para o GT 4R

Um molde de Puma GTS foi a base para o GT 4R (Fernando Pires/Quatro Rodas)

As regras limitam tamanho e peso do veículo, além de impedirem a colocação de qualquer tipo de motor. A propulsão é igual para todos: a gravidade e um empurrãozinho, literalmente, da equipe no início da rampa.

Não há restrição de formato ou tipo de carroceria. Então espere ver alguns dos veículos mais malucos já feitos. Terá hambúrguer sobre rodas, Uno (o jogo de cartas, não o carro) com escada no teto e até uma mesa de bar com direito a truco rolando.

Sobreviver às rampas e obstáculos no meio do percurso é importante, mas o campeão não necessariamente é o mais rápido: criatividade conta mais pontos na competição.

Para promover o retorno do Puma, QUATRO RODAS convocou um time de peso. O estilo do GT 4R moderno ficou a cargo do designer Du Oliveira, colaborador da revista e o designer responsável pelo visual do novo Puma, cuja versão de corrida já foi avaliada por nós.

A carroceria foi ajustada para ficar idêntica ao esportivo original de 1969

A carroceria foi ajustada para ficar idêntica ao esportivo original de 1969 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A construção foi feita por David Padrão, especialista no desenvolvimento e montagem de diversos tipos de carrinhos e bugues.

O desenho do novo GT 4R precisou ser adaptado às características do Ladeira Abaixo. Por isso ele só tem um banco (central) e o piloto dirige para fora do carro.

Sua carroceria, como no modelo original, é de fibra de vidro e manteve os icônicos faróis quadrados de seu antecessor. Sob o capô dianteiro, apenas as pernas do motorista.

Fábio Black, editor de arte de QUATRO RODAS, faz o primeiro “test-drive” do GT 4R

Fábio Black, editor de arte de QUATRO RODAS, faz o primeiro “test-drive” do GT 4R (Fernando Pires/Quatro Rodas)

As luzes não são funcionais, ao contrário dos freios a disco. Um sistema capaz de parar o carro no final da ladeira, aliás, é exigência da Red Bull a todos os seus competidores.

O uso de capacete também é obrigatório, ao contrário do cinto de segurança — o uso de equipamentos que mantenham o piloto preso ao carro é proibido por questões de segurança.

Só revelaremos o visual final do GT 4R 2019 no dia 14 de abril, mas adiantamos como ele está ficando nas fotos ao lado. E quem comparecer na competição ainda poderá conversar com a equipe da QUATRO RODAS.

Venha conhecer e prestigiar nosso carro, afinal, um aniversário de 50 anos merece a presença dos amigos.

Exclusivo e desejado

Puma GT4R, modelo esportivo projetado e construido pela Puma à pedido da revista Quatro Rodas em 1969

Puma GT4R, modelo esportivo projetado e construido pela Puma à pedido da revista Quatro Rodas em 1969 (Reprodução/Quatro Rodas)

O Puma GT 4R nasceu em 1969 a partir de um pedido ousado de QUATRO RODAS: sortear entre seus leitores um carro que ninguém mais poderia ter ou comprar.

O visual ficou a cargo de Anísio Campos, designer responsável por outros modelos da marca, enquanto Rino Malzoni, criador da Puma, se encarregou do resto.

O GT 4R se tornou tão desejado que fãs usaram diferentes estratégias para terem outras três unidades “extraoficiais”.

Do papel à fibra

Novo GT 4R, com design de Du Oliveira

Novo GT 4R, com design de Du Oliveira (Du Oliveira/Divulgação)

Os traços do novo GT 4R ficaram a cargo de Du Oliveira, mesmo designer responsável pelo visual do Puma moderno.

A construção foi feita por David Padrão, exímio construtor de minicarros feitos de fibra de vidro – exatamente como o Puma original.

Red Bull Ladeira Abaixo – São Paulo 2019

Onde: Rua da Consolação
Quando: 14 de abril
Entrada grátis

Saiba mais no site oficial

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s