Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Hyundai resgata tecnologia de câmbio manual sem embreagem de Palio e Corsa

Opção de câmbio sem pedal de embreagem mas com trocas de marcha na alavanca chegou a ser oferecida no Brasil há 20 anos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 jul 2020, 07h00
IMG-20200703-WA0027
(Divulgação/Hyundai)

A Hyundai anunciou uma nova opção de câmbio para o Venue (um SUV compacto menor que o Creta) vendido na Índia que não tem pedal de embreagem, mas mantém as trocas de marcha na alavanca.

É o câmbio iMT, sigla para “transmissão manual inteligente”, que nada mais é que um câmbio manual de seis marchas com um atuador eletrônico que controla a embreagem por conta própria quando o motorista vai realizar a troca das marchas.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

A intenção é oferecer o conforto do câmbio automático, mas cobrando muito menos por isso. E a Hyundai diz ser a primeira fabricante a oferecer algo do tipo.

Continua após a publicidade
Hyundai Venue teste brasil (2)
Venue, um “mini-Creta” cairia como uma luva no Brasil (Divulgação/Quatro Rodas)

Basta puxar pela memória para saber que essa tecnologia não é tão inovadora e revolucionária quanto a fabricante sul-coreana diz.

Entre o final dos anos 1990 e meados dos anos 2000, Fiat Palio Citymatic, Chevrolet Corsa Autoclutch e Mercedes Classe A com sistema AKS tinham tecnologia semelhante.

Continua após a publicidade

Não deram certo e hoje é preciso ter sorte para encontrar um carro com o sistema ainda funcionando. Ainda assim, o acionamento hidráulico da embreagem foi aproveitado nos câmbios automatizados mais tarde, que também tinham atuadores para trocar as marchas do câmbio manual.

citymatic-pedais
Palio Citymatic: a alavanca é de câmbio manual, mas os pedais são de carro automático (Divulgação/Fiat)

Mas era barato: no Palio, era opcional de R$ 738 em 1999, praticamente o mesmo preço da direção hidráulica.

Continua após a publicidade

Assim como nos hatches de 20 anos atrás, no Hyundai Venue a embreagem é acionada quando o motorista leva a mão ao câmbio para trocar a marcha, por meio de sensor no pomo do câmbio.

https://www.youtube.com/watch?v=NLi6LvJz_FI

Depois, basta levar a alavanca à marcha desejada e o sistema acoplará a embreagem novamente. E mesmo em 1999 havia cruzamento de informações com o módulo do carro para evitar troca para a marcha errada – como uma redução de sexta para segunda marcha.

Continua após a publicidade

Na Índia, o sistema poderá ser combinado apenas ao motor 1.0 quatro cilindros turbo.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

Hyundai resgata tecnologia de câmbio manual sem embreagem de Palio e Corsa

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.