A Hyundai apresentou a terceira geração do Santa Fe na Coreia do Sul, onde o SUV começa a ser vendido nas próximas semanas. Mas não precisa ficar ansioso, pois o modelo está em testes no Brasil desde antes de sua apresentação oficial.
Tem até um toque de Brasil na estratégia de lançamento na Coreia. Por aqui, onde você pode encontrar as três gerações do Tucson (Tucson, Ix35, New Tucson) nas lojas, os sul-coreanos poderão optar entre a segunda e a terceira geração do Santa Fe.
Para não confundir as coisas, a nova geração será chamada apenas de Santa Fe. A geração passada, por sua vez, será vendida como Santa Fe XL – tanto na versão de cinco como na de sete lugares. E olha que a Hyundai já confirmou a versão de sete lugares da nova geração.
Em compensação, não é difícil reconhecer a terceira geração do SUV médio. O Santa Fe é o mais novo carro com faróis divididos em duas partes – como a Fiat Toro e o Citroën C4 Picasso. Segue à risca a tendência iniciada na marca pelo compacto Kona.
O resultado no Santa Fe é mais feliz. A parte superior dos faróis está integrada à barra cromada da grade, enquanto a parte inferior é grande o suficiente para chamar atenção, mas não está perdida na frente do carro.
De perfil, o SUV exibe formas mais marcantes, com direito a vinco que começa nos faróis e termina nas lanternas. O caimento do teto está menos acentuado, deixando a traseira mais elevada, o que será bastante útil na futura versão de sete lugares.
Vale destacar que o Santa Fe está 8 cm mais longo, com total de 4,77 m de comprimento, e tem entre-eixos 6 cm mais longo, com 2,76 m no total. Na largura, cresceu 1 cm, para 1,89 m.
A evolução na traseira é nítida, mas remete aos Infiniti com suas lanternas estreitas que avançam na direção dos para-lamas. O para-choque está mais volumoso e recebeu as luzes de seta traseiras.
Além de painel completamente novo, com tela destacada na parte superior (como manda a moda), o Santa Fe ganhou quadro de instrumentos com parte central digital e capaz de projetar suas informações no para-brisas por meio do head-up display.
Há ainda frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e piloto automático adaptativo.
Serão três as opções de motores disponíveis na Coreia do Sul: o 2.0 turbo com injeção direta de 235 cv e 36 mkgf de torque, o 2.0 turbodiesel de 186 cv e 41 mkgf de torque e o 2.2 turbodiesel de 202 cv e 45 mkgf.
O câmbio é sempre automático de oito marchas, mas a tração integral será opcional por lá.
No Brasil ainda em 2018
A Hyundai-CAOA, responsável pelos importados da marca, testa a nova geração no Brasil há algumas semanas. O leitor Gabriel Chiminazzo fotografou o modelo em testes em São Paulo (SP).
Este é o melhor indicativo de que a empresa quer trazer o novo Santa Fe tão logo seja possível.
Em meados do ano passado, a CAOA reduziu a gama de versões do Santa Fe.
Tirou do catálogo sua versão maior, Grand Santa Fe e passou a vender a versão menor apenas na configuração de sete lugares.
O que faz esta nova geração ser tão diferente para o Brasil é a ausência de opção com motor V6.
O modelo nas lojas hoje usa o V6 3.3 Lambda II de 270 cv e 32,4 mkgf, com câmbio automático de seis marchas.
O novo 2.0 turbo é mais moderno e eficiente, mas potência ainda é o que chama atenção do brasileiro.