O Honda ZR-V foi lançado no Brasil há exatamente um ano e nunca teve o preço sugerido de R$ 214.500 alterado. Mas foram os descontos nas concessionárias que ajudaram o SUV médio a dobrar sua média de vendas nos últimos dois meses.
Até agosto, o melhor mês de vendas do Honda ZR-V havia sido março de 2024, com 619 emplacamentos. Foi em agosto que as concessionárias passaram a trabalhar com grandes descontos para desencalhar o modelo, que ainda pode ser encontrado com até 16% de desconto, por R$ 179.990 – um abatimento de R$ 34.510.
O resultado deste esforço? As vendas quase dobraram: passaram de uma média de 415 emplacamentos para 770 unidades em setembro e 789 unidades em outubro, seu novo recorde de vendas. Ainda assim, o Honda ZR-V não conseguiu alcançar os 1.000 emplacamentos mensais que a fabricante almejava.
Ainda hoje, a maioria das concessionárias Honda trabalham o SUV médio com preços entre R$ 179.990 e R$ 189.990, ou seja, na mesma faixa de preço das versões 1.5 turbo do HR-V – que é um carro menor. Pouquíssimas ainda anunciam o carro com o preço de tabela e os carros são unidades modelo 2024 fabricadas em 2023.
O maior desafio para o Honda ZR-V nas lojas está em seu conjunto mecânico: usa o mesmo motor 2.0 aspirado do antigo Honda Civic, mas em versão a gasolina: só tem 161 cv e 19,1 kgfm, domados por um câmbio CVT com simulação de sete marchas. O HR-V 1.5 turbo tem 173 cv e 24,5 kgfm, e é muito mais ágil no trânsito e ainda consegue ser mais econômico.
Em termos de espaço e equipamentos, o Honda ZR-V tem pouca vantagem na comparação com o HR-V. São 2,65 m de entre-eixos, contra 2,61 m. Até a vantagem no espaço do porta-malas é discreta, com 489 litros contra 437 litros. Não é por acaso que o mesmo ZR-V que chega ao Brasil é vendido nos Estados Unidos como HR-V.