A Honda acaba de revelar no Salão de Los Angeles mais uma variante da 10ª geração do Civic. Trata-se de uma unidade do Civic Si classificada como protótipo, mas que antecipa quase tudo o que a versão de produção do esportivo terá quando chegar ao mercado, a partir do ano que vem.
Apresentado inicialmente na carroceria cupê (mas a Honda já afirma que haverá também um Si sedã), ele traz um visual que fica no meio termo entre as versões “civis” do carro e o futuro Type R, ainda mais radical, e que também começará a ser vendido em 2017.
A dianteira traz novos para-choques com aberturas de ar mais generosas, além de grade dianteira pintada de preto (como o Civic Sport vendido no Brasil) e a tradicional sigla Si incorporada. De lado, chamam a atenção as rodas de 19 polegadas com novo desenho com pintura escura
Na traseira, o para-choque remodelado ganha um novo difusor e uma única saída de escape central, além do obrigatório aerofólio.
O motor será baseado no 1.5 turbo com injeção direta que, no Brasil, equipa apenas a versão Touring. Números de potência e torque não foram divulgados, mas certamente ficarão acima dos 173 cv e 22,4 mkgf de torque da configuração já existente.
Como referência, o Civic Si anterior tinha um 2.4 aspirado com 204 cv e 23,9 mkgf – e a própria Honda afirma que o novo Si será o mais potente, mais rápido e o de melhor dirigibilidade da história do modelo.
Apesar do caráter “girador” aparentemente ter ficado para trás, a Honda vai manter a transmissão manual de seis marchas, com relações bem curtas, sem opção de automático. O Si ainda terá incrementos como diferencial de deslizamento limitado, suspensão ajustável, pneus de alta performance e um novo sistema de direção mais esportivo.
A cabine também traz exclusividades, como os bancos do tipo concha com apoios laterais ampliados, costuras vermelhas e logo Si. Detalhes vermelhos se espalham pelo volante, console, forração e iluminação, e o painel com tela TFT ganha novos modos visuais.