As fotos das mulas de teste escondiam bem a lataria da nova geração do Honda CR-V. Mas a imagem de patente postada no Facebook pelo usuário Vanhoe Rage nos ajuda a entender e ver melhor a nova cara do SUV – que está com as importações suspensas no Brasil.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Infelizmente, apenas a dianteira e a lateral aparecem na imagem, que segue o padrão de desenho que estamos acostumados a ver nas patentes. Mesmo sem mostrar a parte de trás, é possível imaginar o design completo se juntarmos as informações com o que já foi flagrado sob camuflagem. Outra observação é que o SUV está um pouco maior que a geração passada
A grade dianteira está menor e mudou de estilo, recebendo agora gomos no formato de favo de mel. Os faróis também mudaram, agora estão mais finos e com uma pequena faixa que os interliga logo abaixo do capô, semelhantes aos do HR-V 2022.
No para-choque, a parte frontal vazada se manteve, porém essa ficou aparentemente mais estreita. Nas extremidades é possível ver na patente uma abertura em “L”, semelhante ao do novo Honda Civic e que eram escondidas pelas camuflagens.
As lanternas traseiras parecem ter formato semelhante ao do facelift de 2020, indo da coluna C e avançando até o porta-malas formando um “L”. Porém, diferente da versão anterior, o desenho mostra elas avançando menos para a lateral do veículo.
Na parte de dentro ainda não há nada concreto para se basear. É possível que ele siga a linha de outros modelos recentes da Honda, como irmão menor HR-V, com uma tela de instrumentos digital e uma central multimídia flutuante de 9’’.
Sobre a motorização, especula-se que o SUV tenha versões com um motor 1.5 turbo de quatro cilindros, o mesmo da versão mais potente do HR-V e que pode gerar até 187 cv. Outra opção seria um trem de força híbrido, com um motor 2.0 aspirado e dois motores elétricos, totalizando 214 cv. Também existe a possibilidade do CR-V ganhar uma versão com sete lugares.
A segurança ficará por conta do pacote Honda Sensing, composto por uma câmera posicionada no topo do para-brisas e um sistema de radar, localizado na grade frontal. O pacote inclui controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa com correção autônoma.
Até agora a Honda divulgou muito pouco sobre o novo CR-V. Inclusive, não se sabe ao certo em quais mercados ele será vendido, embora os Estados Unidos seja praticamente uma certeza. A Europa também está cotada, ainda mais se a versão híbrida realmente for confirmada.
Enquanto na China, é possível que ele chegue em apenas uma versão, já que a montadora planeja o lançamento de um SUV menor e feito sob a mesma plataforma para concorrer com o Toyota Corolla Cross.
A expectativa é que a Honda faça a estreia do CR-V no final deste ano, com início das vendas no começo de 2023. Resta saber se a Honda vai esperar essa mudança para voltar a importar o SUV para o Brasil.