O Honda City tem papel importante no mercado brasileiro, onde é o único Honda à venda atualmente. Na Tailândia, o sedã compacto está um passo adiante e tem opção e:HEV, com motorização híbrida no mesmo estilo do Accord. Com base na versão sedã, o sedã compacto promete conseguir rendimento de até 27,8 km/l com gasolina.
A versão tem motor quatro cilindros 1.5 a gasolina aspirado, trabalhando com o ciclo Atkinson – que privilegia eficiência – de 98 cv e 12,9 kgfm. Mas sua função principal é gerar energia para alimentar dois motores elétricos, integrados aos motor e o câmbio, que geram 108 cv e 25,8 kgfm.
A energia gerada pelos dois motores elétricos com o freio regenerativo é armazenada em uma bateria montada na parte traseira e usada posteriormente para a propulsão. Com um tanque de combustível de 40 litros, o City híbrido tem uma autonomia efetiva de mais de 1.000 quilômetros com o tanque cheio.
A Honda oferece garantia de fábrica de 3 anos para o carro e cobertura de 8 anos para a bateria de íons de lítio.
Lá fora, o City e:HEV é oferecido apenas na configuração topo de linha RS. E, pelo menos no visual, não há diferenças significativas em relação à versão convencional, que também recebeu detalhes escurecidos e iluminação com leds.
Em relação à lista de equipamentos, há central multimídia com Apple CarPlay e câmera de ré, revestimento dos bancos com material sintético que imita couro e camurça. Mas só a opção híbrida tem borboletas para controlar os freios regenerativos. Por enquanto, não há confirmação de chegada dessa configuração a outros mercados fora da Ásia.
No Brasil, o Honda City é equipado com o motor 1.5 16V com injeção direta, que gera até 126 cv e 15,6 kgfm, combinado com câmbio CVT. E é bem econômico: registrou média de 13,4 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada, sempre com gasolina.
Híbridos da Honda no Brasil
A Honda chegará ao final de 2023 com três carros híbridos à venda no Brasil. O primeiro deles foi o Accord e:HEV, que neste momento enfrenta um hiato de importação. No final deste ano chega o novíssimo Honda Civic e:HEV e em 2023 o CR-V retorna em nova geração também com mecânica híbrida e:HEV. Mas o City híbrido não está previsto nem para médio prazo.