Poucas coisas são tão ligadas ao Japão como os kei cars, veículos diminutos feitos para se adequar às apertadíssimas metrópoles do país. E se o mercado japonês segue lento na adoção de veículos a bateria, a Honda tem uma solução: um kei car elétrico com preço extremamente competitivo.
Essa é a Honda N-Van EV, versão elétrica do modelo lançado em 2018 a gasolina. Além de ser uma das pioneiras no segmento, a van pequenina da Honda apostará em preço muito acessível, equivalente a cerca de R$ 38.000, promete a marca. Mesmo para outros kei cars elétricos o valor é baixo: a Nissan Sakura, por exemplo, lançada em maio, custa o equivalente a R$ 67.000.
Pelo preço da N-Van, o consumidor terá à disposição autonomia de 200 km. É um número considerável, levando em conta que o modelo tem míseros 3,3 m de comprimento, 1,4 m de largura e 1,9 m de altura — portanto, muito pouco espaço para as baterias.
Esse alcance se torna ainda mais apropriado quando levado em conta também o tipo de uso estritamente urbano da N-Van, focada no transporte de passageiros e cargas leves em pequenas distâncias. Com o anda e para das cidades japonesas e recursos como a frenagem regenerativa, esses 200 km podem até se estender.
Ainda não há detalhes sobre a motorização da N-Van EV. O modelo a combustão, entretanto, vem com o interessante motor 0.7 turbo de 65 cv e 10,6 kgfm, nos dando uma ordem de grandeza do esperado para a versão elétrica.
A Honda N-Van EV estará disponível para vendas a partir do segundo trimestre de 2024. A expectativa, desde já, é bem alta.