Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Holandês customiza carros de vizinhos clandestinamente com papelão

Max Siedentopf age de madrugada e nunca foi recriminado

Por Rodrigo Furlan Atualizado em 9 nov 2016, 14h43 - Publicado em 21 out 2015, 10h57
entretenimento

As ruas de Amsterdã, capital da Holanda, são o palco de atuação de um andarilho noturno cuja missão é polêmica, mas, até certo ponto, nobre: customizar carros alheios sem ser notado, de modo a garantir que os proprietários deem de cara com um modelo bem mais esportivo ao despertarem na manhã seguinte. O nome do novo “herói” é Max Siedentopf, e seu material de trabalho de cada madrugada é o papelão.

max-siedentopf-custom-1.jpeg

Naturalmente, o trabalho feito pelo holandês é bastante rudimentar, sendo muito mais interessante pela sua concepção do que pelo resultado final em si. “Pensei em transformar a maioria dos carros convencionais da cidade em supercarros gastando poucos euros para isso”, disse o artista ao site Wired. Mesmo com orçamento curto, Max consegue desenvolver difusores, saias laterais, aerofólios, novos para-lamas e para-choques, entre outros itens que se parecem (ao menos conceitualmente) com aqueles criados por oficinas famosas.

max-siedentopf-custom-2.jpeg

Uma vez que todos os itens estejam prontos, o corajoso holandês sai às ruas, dando preferência à região industrial de Amsterdã, que é próxima à sua casa. Para isso, usa um skate ou uma estilizada bicicleta zebrada. O processo de reestilização dos carros começa por volta de 4h30, o que garante uma emoção adicional a Max. “O lance é que nunca tenho muito tempo para concluir os trabalhos antes que amanheça”, confessa.

Continua após a publicidade

max-siedentopf-custom-3.jpeg

A instalação de cada peça dura aproximadamente dez minutos. Quando a obra está finalizada, Siedentopf saca sua câmera e tira algumas fotos, sempre com agilidade, de modo a evitar um flagrante de algum proprietário que eventualmente não aprove o negócio. Até o momento, ele diz que não houve nenhuma grande intercorrência – apesar de efetivamente já ter sido flagrado por alguns pedestres que retornavam de atividades da vida noturna da cidade holandesa, mas nenhum deles com a intenção de prejudicá-lo. O resultado final dos trabalhos do artista você pode ver nessas fotos.

max-siedentopf-custom-5.jpeg

VEJA MAIS

– Lexus cria Origami Car, carro funcional feito com papel

– Conheça mini motores movidos a ar

Continua após a publicidade

Publicidade