Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

GWM deve nacionalizar Haval H6 antes mesmo da inédita picape Poer

Com nova fase do programa Rota 2030 do governo, algumas alterações devem acontecer no planejamento da montadora chinesa no Brasil

Por Lucas Parente
11 out 2023, 19h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A GWM estreou este ano no Brasil já com a intenção de iniciar a produção de seus carro por aqui. Tanto é, que em 2021, a empresa já havia comprado a planta de Iracemápolis, no interior de São Paulo, que pertencia a GWM. Tudo isso para seguir seu cronograma, que promete uma introduzir uma linha completa de veículos até o fim de 2024.

    Porém, o cronograma atual da empresa pode sofrer algumas alterações agora neste fim de ano. E o grande culpado disso será início da segunda fase do Projeto Rota 2030, nomeado de Mobilidade Verde e Inovação. A nova fase do programa prevê maiores incentivos para desenvolvimento local de novas tecnologias para diminuir o consumo de combustíveis fósseis e também de biocombustíveis como o etanol.

    Curvatura da tampa do porta-malas favorece impressão de tamanho
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Quem afirmou isto foi o CCO da GWM Brasil, Oswaldo Ramos, durante o Rio Innovation Week em entrevista à Automotive Business na semana passada. De acordo com o executivo, o início da nova fase do programa do governo brasileiro com incentivo a descarbonização pode influenciar a montadora a começar a produção de outro modelo antes da picape Poer na inédita fábrica da marca em Iracemápolis (SP).

    Continua após a publicidade

    “O Mobilidade Verde vai trazer uma série de estímulos a investimentos em novas tecnologias. O sucesso do Haval, que já traz uma escala maior, mais eventuais programas de estímulo ao investimento no Brasil podem fazer com que mais carros venham para cá e fazer com que a gente lance algum carro antes da picape, que já esteja pronto”, adiantou Oswaldo.

    GWM Poer será produzida no interior paulista com alterações visuais e mecânica inédita no mundo
    GWM Poer será produzida no interior paulista com alterações visuais e mecânica inédita no mundo (Divulgação/GWM)

    O CCO da GWM ainda confirmou que está em conversas com o governo brasileiro para entender melhor como funcionará este estímulo. “Estamos no compasso de entender imposto de importação e estímulo à produção local com outros programas para firmar nosso cronograma, mas a picape é irreversível.”

    Continua após a publicidade

    Oswaldo ainda afirmou que a empresa já tem condições de produzir outro veículo antes mesmo da própria picape. Mas não disse qual. No entanto, especulações e fontes ligadas a GWM afirmam que o carro citado é o próprio Haval H6.

    Vendida na Ásia e Oceania, Poer também é chamada de Pao ou Ute a depender do mercado
    Vendida na Ásia e Oceania, Poer também é chamada de Pao ou Ute a depender do mercado (Divulgação/GWM)
    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    O SUV hoje é oferecido em três versões no Brasil e a sua nacionalização já estava no planejamento da montadora.

    Em relação a picape híbrida Poer, ela deve seguir no plano de produção da montadora chinesa e deve estrear no máximo até o final de 2024. A picape inédita trará ao Brasil uma nova tecnologia híbrida flex da GWM, mas até o momento ainda não foi colocada no processo de homologação.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.