A GWM estreou este ano no Brasil já com a intenção de iniciar a produção de seus carro por aqui. Tanto é, que em 2021, a empresa já havia comprado a planta de Iracemápolis, no interior de São Paulo, que pertencia a GWM. Tudo isso para seguir seu cronograma, que promete uma introduzir uma linha completa de veículos até o fim de 2024.
Porém, o cronograma atual da empresa pode sofrer algumas alterações agora neste fim de ano. E o grande culpado disso será início da segunda fase do Projeto Rota 2030, nomeado de Mobilidade Verde e Inovação. A nova fase do programa prevê maiores incentivos para desenvolvimento local de novas tecnologias para diminuir o consumo de combustíveis fósseis e também de biocombustíveis como o etanol.
Quem afirmou isto foi o CCO da GWM Brasil, Oswaldo Ramos, durante o Rio Innovation Week em entrevista à Automotive Business na semana passada. De acordo com o executivo, o início da nova fase do programa do governo brasileiro com incentivo a descarbonização pode influenciar a montadora a começar a produção de outro modelo antes da picape Poer na inédita fábrica da marca em Iracemápolis (SP).
“O Mobilidade Verde vai trazer uma série de estímulos a investimentos em novas tecnologias. O sucesso do Haval, que já traz uma escala maior, mais eventuais programas de estímulo ao investimento no Brasil podem fazer com que mais carros venham para cá e fazer com que a gente lance algum carro antes da picape, que já esteja pronto”, adiantou Oswaldo.
O CCO da GWM ainda confirmou que está em conversas com o governo brasileiro para entender melhor como funcionará este estímulo. “Estamos no compasso de entender imposto de importação e estímulo à produção local com outros programas para firmar nosso cronograma, mas a picape é irreversível.”
Oswaldo ainda afirmou que a empresa já tem condições de produzir outro veículo antes mesmo da própria picape. Mas não disse qual. No entanto, especulações e fontes ligadas a GWM afirmam que o carro citado é o próprio Haval H6.
O SUV hoje é oferecido em três versões no Brasil e a sua nacionalização já estava no planejamento da montadora.
Em relação a picape híbrida Poer, ela deve seguir no plano de produção da montadora chinesa e deve estrear no máximo até o final de 2024. A picape inédita trará ao Brasil uma nova tecnologia híbrida flex da GWM, mas até o momento ainda não foi colocada no processo de homologação.