Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Greve do Ibama barra contêineres e carros em portos e preocupa a indústria

Além das peças, Anfavea também contabiliza cerca de 17,3 mil carros estejam parados nos portos esperando a licença de importação emitida pelo órgão

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 27 Maio 2024, 11h05 - Publicado em 24 Maio 2024, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O setor automotivo nacional está tendo que lidar com um problema crescente em relação às peças e componentes importados. Ao todo, são cerca de 1.200 contêineres que estão parados nos portos aguardando a liberação de órgãos como o Ibama e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), responsáveis pela conferência sanitária dos recipientes.

    O motivo para eles não serem liberados é a greve de ‘tartaruga’ adotada por ambos os órgãos, que começou em janeiro e reivindica melhorias em suas carreiras. Por esse motivo, não só a liberação de peças e componentes está mais lenta, como também de carros a combustão e híbridos, que necessitam de uma licença de importação emitida pelo Ibama.

    Segundo a Anfavea, esse atraso era inesperado e se acumula com os problemas gerados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. “Já temos diversos problemas locais para superar, como a crise no Rio Grande do Sul, e agora estes componentes parados prejudicam a nossa produção”, disse Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, em entrevista a AutoData.

    Presidente Lula já cobra ministros para solucionar a greve do Ibama, reportaram jornalistas políticos
    Presidente Lula já cobra ministros para solucionar a greve do Ibama, reportaram jornalistas políticos (Ricardo Stuckert/Presidência da República)
    Continua após a publicidade

    O estado gaúcho abastece algumas fábricas automotivas com peças e outros componentes, entre elas as plantas paulistas da Volkswagen nas cidades de São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté. A montadora anunciou férias coletivas para as três na última segunda-feira (20) devido a falta de insumos.

    Compartilhe essa matéria via:

    A Anfavea contabiliza que aproximadamente 18% dos contêineres estão abastecidos com materiais para produção de máquinas agrícolas, enquanto os outros 82% tenham peças e componentes para a produção de veículos. Já entre os carros, a entidade contabiliza que 17,3 mil carros estejam aguardando nos portos. Em março, esse número chegou a 47.000.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.