PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Greve de motoristas da Uber e 99 não causa grandes transtornos em SP

Colaboradores reclamam dos repasses, da falta de segurança e dos banimentos que consideram injustos. Reportagem constatou operação normal dos aplicativos

Por Fernando Pedroso, Eduardo Passos
15 Maio 2023, 11h20
carros-para-trabalhar-na-uber
Lei exige que motoristas saibam exatamente critérios por trás dos valores pagos e das corridas distribuídas a cada um, entre outros detalhes (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

Anunciada há cerca de uma semana, motoristas de aplicativos iniciaram, nesta segunda-feira (15) uma greve na cidade de São Paulo, após tentativas frustradas de negociação com as plataformas. Segundo a Amasp (Associação dos Motoristas de Aplicativos de São Paulo), o ato tem a participação de influenciadores digitais como Marlon Luz, que se intitula líder do movimento e foi eleito vereador após ganhar notoriedade com um canal no YouTube voltado à sua rotina como motorista de apps.

“As reivindicações são inúmeras, desde reajustes e repasses melhores nas tarifas, quanto a segurança, banimentos injustos, melhoria da plataforma no quesito ferramentas, mais dignidade, melhores condições de trabalho, dentre outros pontos”, disse a associação em nota assinada pelo presidente Eduardo Lima de Souza.

Compartilhe essa matéria via:
UBER-AEROPORTO-GUARULHOS-2018
Passageiros já reclamam pelas longas esperas por motoristas disponíveis (Antonio Milena/Veja)

A nota da Amasp diz que as plataformas ficam com até 60% dos valores pagos pelos passageiros e, assim, “motoristas têm grandes dificuldades para obter um lucro no final do dia”.

Continua após a publicidade

A paralisação também foi convocada no Rio de Janeiro, onde líderes da categoria marcaram uma manifestação partindo do aeroporto Santos Dumont em direção à sede da Uber. Na capital paulista, alguns trabalhadores realizaram uma carreata com destino à sede da Uber. À tarde devem ocorrer manifestações no estádio do Pacaembu e no aeroporto de Congonhas.

View this post on Instagram

A post shared by Denis Moura | Mobilidade Urbana (@denismourarj)

Nas redes sociais, motoristas também sinalizaram adesão em outras capitais, como Salvador e Recife. Outros motoristas, no entanto comemoraram a greve para aproveitar as tarifas dinâmicas, que é quando o preço sobe por falta de oferta de motoristas.

Continua após a publicidade

Aparentemente, nem isso aconteceu em São Paulo. Durante a manhã, a reportagem de QUATRO RODAS conseguiu corridas que partiam da região da avenida Paulista e iam até a Zona Oeste da cidade por cerca de R$ 35; valor baixo até para situações normais. O tempo de espera também foi abaixo do esperado, com aceitação quase imediata de motoristas.

Procuradas, as maiores empresas do setor, Uber e 99, não se pronunciaram até a conclusão desta reportagem.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.