PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Governo americano vê os carros chineses como ameaças à segurança nacional

Modelos com tecnologias de monitoramento e captura de informações passaram a ser temidos

Por Julio Cabral
Atualizado em 15 mar 2024, 11h07 - Publicado em 4 mar 2024, 14h51
Deepal-S7
Carros chineses na nuvem preocupam o governo norte-americano (Deepal/Divulgação)
Continua após publicidade

O governo chinês proibiu que carros da Tesla se aproximem de instalações consideradas estratégicas. O motivo é a capacidade de captura de informações presentes nos modelos da marca norte-americana. Pois bem, agora é a vez do governo dos Estados Unidos expressar receio sobre os automóveis chineses, no caso, pelo mesmo motivo.

Além de impor altas barreiras tarifárias aos carros chineses, os Estados Unidos veem com preocupação o movimento das marcas do país oriental se instalando no México, país que, por acordo comercial, tem exportação livre para os EUA. Essa estratégia comercial foi criticada pelo presidente Joe Biden recentemente. Só que dessa vez é por causa da segurança nacional

Biden abordou o assunto e afirmou que a preocupação é a capacidade de captura de informações que os novos modelos elétricos chineses têm. Além de câmeras, os carros colhem dados do motorista, do trajeto e do entorno, informações que ficam na nuvem e podem ser usadas para outros fins, afirma o governo norte-americano. 

Não são apenas os dados que preocupam. Como tudo é acessado remotamente, há também a ameaça de acionamento de algumas funções à distância. Entre outras possibilidades, o governo norte-americano afirma que os modelos feitos na China poderiam parar instantaneamente no caso de um ataque hacker. 

Seja como for, o argumento está sendo usado pelos Estados Unidos como mais uma razão para restringir a chegada ameaçadora dos carros elétricos chineses ao país. Fabricantes europeus reforçam a mesma preocupação com esse movimento, pois temem perder competitividade.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.