No começo de maio a Volkswagen mostrou em um vídeo curto que lançaria uma série limitada do Golf R, chamada de 333. Na ocasião não deu muitos detalhes, mas antecipamos que o motor 2.0 turbo teria 333 cv de potência. É o Golf mais potente da história, igualando com uma edição especial de 20 anos do modelo.
Este recorde para o modelo foi confirmado nesta quarta-feira (31), quando o Golf R 333 foi apresentado oficialmente pela Volkswagen. Serão 333 unidades vendidas, todas pintadas em amarelo lima com detalhes pretos, como na grade, nas rodas e no teto, e azuis, como nas pinças de freio, nos emblemas e nos adesivos alusivos à versão.
Por dentro os tons de amarelo voltam na iluminação do painel e da central multimídia enquanto o azul aparece em detalhes dos bancos e do volante. Uma placa diante do passageiro numera cada unidade das 333 disponíveis.
O motor, como já dissemos, é o 2.0 turbo de 333 cv e 42,6 kgfm. São 13 cv a mais que o Golf R tradicional. A transmissão é automatizada de duas embreagens e sete velocidades. O hatch acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e pode ir até 270 km/h. As rodas de 19 polegadas são calçadas por pneus semi-slick e a tração é integral 4Motion.
Além de andar rápido, ronca alto. E isso graças às quatro saídas de escapamento de titânio feito pela Akrapovič, marca conhecida por fazer escapes barulhentos de motocicletas.
Além de mais potente, é também o Golf mais caro da história. O preço inicial na Alemanha será de 76.410 euros, o que equivale a cerca de 413.500 reais.