GMC Canyon 2023 é a ‘prima rica’ da S10 com vocação ainda mais off-road
Com um bom pacote de auxílios para o fora-de-estrada, como o exclusivo modo Baja, a picape também reforça o luxo na cabine
Depois de apresentar a Chevrolet Colorado, a S10 dos americanos, chegou a vez de a GM virar os holofotes para a “prima rica” da picape, a GMC Canyon. Ela será exclusiva dos EUA e chegará no começo de 2023.
O primeiro detalhe que diferencia as duas picapes é o motor. Para a Canyon, a GM reservou uma opção única e mais potente de motor para reforçar a classificação premium do modelo. O quatro cilindros 2.7 turbo da Canyon rende os mesmos 314 cv do motor mais potente disponível na Colorado, mas tem 59,34 kgfm de torque, contra 53,54 kgfm da caminhonete da Chevrolet.
O motor é sempre acoplado à transmissão automática de oito marchas, com a tração podendo ser traseira ou integral. Desse modo, a Canyon é capaz de rebocar até 3.493 kg e tem capacidade de carga útil de 744 kg.
Olhando de frente é possível notar certa semelhança entre Canyon e Colorado, mas as diferenças falam mais alto. A picape da GMC traz linhas mais retas, para-lamas bem pronunciados e uma dianteira praticamente retangular com uma grade cromada robusta. Essas características trazem um ar mais rústico ao modelo.
Os faróis da Canyon são mais estreitos e com assinaturas diferentes, apesar de estarem exatamente na mesma posição das peças da Colorado – a diferença é que a GMC tem uma segunda peça inferior, com as iluminações principais. Na versão mais aventureira, a AT4X, a picape ainda ganha uma barra de ferro de safari para incrementar o para-choque.
Todas as versões serão vendidas apenas com cabine dupla. Consequentemente, a caçamba não será tão avantajada, tendo aproximadamente 1,57 de comprimento. Porém, será equipada com um compartimento na tampa traseira, tomadas de 110V, pontos de amarração e ranhuras para pneus de bicicletas e motos.
Mesmo nas versões mais básicas (Elevation, AT4 e Denali), a Canyon vem com um bom kit off-road. O conjunto tem uma elevação de suspensão de 51 mm e a chamada bitola alargada, além de um chassi elevado, alto e largo para chegar a uma distância em relação ao solo de 24,38 cm. A partir da versão AT4, a picape também vem de fábrica com diferencial de deslizamento.
Na versão AT4X o conjunto recebe um upgrade. A elevação da suspensão passa a ser de 76 mm, com isso a altura em relação ao solo chega aos 27,17 cm e o ângulo de entrada e saída chegam a 36,9 e 25 graus, respectivamente. Ela também acrescenta o modo de direção Baja aos modos Normal, Tow/Haul, Terrain e Off-Road que estão presentes nas demais.
Entre outras exclusividades, a versão mais aventureira também traz rodas beadlock de 17’’ (nas outras versões são de 20’’ e liga-leve ), e-lockers dianteiro e traseiro, amortecedores Multimatic DSSV e proteção na parte inferior da carroceria. A AT4X também vem de fábrica com o sistema de 10 câmeras que oferecem até visão sob veículo. Para as demais variantes, ele está disponível como um pacote opcional.
Mesmo sendo robusta por fora, a Canyon não dispensa luxo e conforto no seu interior. Nas versões mais simples, ela traz quadro de instrumentos digital de 8’’ e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e tela de 11,3’’. Seu acabamento não foi detalhado, mas é provável seja feito com materiais macios e detalhes em preto brilhante e metálico, além de um teto solar.
Na versão Denali o refinamento é reforçado. A variante de luxo traz detalhes em madeira de verdade no acabamento, bancos e volante aquecidos, sistema de som Bose com sete alto-falantes e quadro de instrumentos digital de 11’’. Completam a lista um head-up display de 6,3 polegadas e controle de cruzeiro adaptativo.
O interior da AT4X segue o princípio de luxo da Denali, oferecendo a mesma lista de equipamentos, porém ele traz uma combinação de cores exclusiva entre os tons denominados de Obsidian Rush e Ceramic White.
A Canyon, assim como a Colorado, não será equipada com Super Cruise, o piloto automático da GM. Para compensar, virá de fábrica com frenagem de emergência automática com detecção de ciclistas, alerta de colisão dianteira, assistente de permanência em faixa. Os pacotes opcionais ainda adicionam itens como detector de pedestre traseiro, controle de cruzeiro adaptativo e sistema HD de visão 360 graus.
A produção da Canyon começará logo no início do próximo ano e seu preço começará em 40.000 dólares, equivalente a R$ 206.400. A versão AT4X, descrita pela GM como “extremamente limitada” já está disponível para reservas por 63.350 dólares (R$ 326.886), mas só terá a produção iniciada a partir do segundo semestre de 2023.