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Há décadas conceitos de esportivos representam o que de mais esportivamente radical os fabricantes conseguem produzir, sem os freios da viabilidade de produção. Veja alguns deles a seguir! (divulgação/)
1/26 Há décadas conceitos de esportivos representam o que de mais esportivamente radical os fabricantes conseguem produzir, sem os freios da viabilidade de produção. Veja alguns deles a seguir! (divulgação) 2/26 GM Firebird - Três "caças da aviação" sobre rodas movidos a turbina. O monoposto Firebird I chegava a 370 cv a 13000 rpm. O II de 1956 levava quatro pessoas e o III, de 1958, exibia dois tetos bolhas individuais. (divulgação) 3/26 Holden Hurricane (1969) - A divisão australiana da GM criou um esportivo recém-restaurado com teto parcialmente basculável para frente. Seu V8 de 4.2 litros e 262 cv entrou em produção no ano de apresentação. (divulgação) 4/26 Infiniti Emerg-E (2012) - Destaque no Salão de Genebra, ele contava com dois motores elétricos centrais, num total de 402 cv. Fazia 0 a 96 km/h em 4 segundos. Ainda está em tempo de chegar ao mercado. (divulgação) 5/26 Infiniti Essence (2009) - Híbrido de 600 cv e tração traseira, também foi destaque no Salão de Genebra com suas linhas clássicas. Um V6 biturbo de 440 cv trabalhava em parceria com um motor elétrico. (divulgação) 6/26 Italdesign Aztec (1988) - Com um motor Audi turbinado de 5 cilindros e 250 cv e tração integral Lancia, ele tinha habitáculo dividido em dois. Diante do passageiro também havia um "volante", usado só para outros comandos. (divulgação) 7/26 Lancia Stratos 0 (1970) - O formato de calço de porta era tendência na época. Destaque no Salão de Turim, usava um V4 central de 1/6 litros sob capô triangular. O Stratos de produção em nada se parecia com ele. (divulgação) 8/26 Maserati Boomerang (1972) - Algo próximo a ele foi produzido com o fora-de-série nacional Hofstetter nos anos 80, mas sem o V8 de 4.7 litros emprestado do Bora. O desenho do Maserati tinha a assinatura de Giugiaro. (divulgação) 9/26 Mazda Furai (2008) - Triste saber que o programa Top Gear acidentalmente causou um incêndio que destruiu esse belo conceito, com motor roatativo de 450 cv. Mais um incentivo à sua produção. (divulgação) 10/26 Mercedes-Benz C 111-II (1969) - Ele atualizou a idéia de um esportivo Mercedes com portas asa-de-gaivota. Mais que isso, ele adotava um motor Wankel de três rotores que rendia 280 cv e o levava a até 260 km/h. (divulgação) 11/26 Mercedes-Benz C112 (1991) - Com um V12 central de 6.0 litros, 408 cv e 59 mkgf, ele alcançava 310 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Ah, sim, não faltaram as portas asa-de-gaivota da SL clássica. (divulgação) 12/26 Mitsubishi HSR II (1989) - Dos seis conceitos HSR realizados entre 1987 e 1997, ele é o mais atraente. Está nos games Gran Turismo 4, 5 e 6. Seu cx variava de 0,20 a 0,40, dependendo de defletores e aletas configuráveis. (divulgação) 13/26 Oldsmobile Aerotech (1987-1992) - Para bater recorde de velocidade, um motor de quatro cilindros e 2.0 litros turbinado e super preparado para gerar 900 cv para começar. Dos Aerotech construídos, um passou de 464 km/h. (divulgação) 14/26 Oldsmobile F-88 Roadster (1954) - Ele poderia ter sido o Corvette da Oldsmobile, com seu V8 Rocket de 250 cv. Até carroceria de fibra de vidro ele tinha. Em leilão de 2005, foi arrematado por 3,24 milhões de dólares. (divulgação) 15/26 Peugeot Onyx (2012) - Fazia tempo que a Peugeot não apresentava um superesportivo conceitual. Híbrido com motor V8 central de 3.7 litros, ele produzia 600 cv e dispunha de uma autonomia de 500 km. (divulgação) 16/26 Peugeot Oxia (1988) - Futurista e ousado, mas todo coerente com o design da marca na época, ele entregava 680 cv com seus V6 biturbinado central, acompanhado de tração nas quatro rodas. Chegava a 348 km/h. (divulgação) 17/26 Peugeot Proxima (1986) - Destaque no Salão de Paris, exibia um amplo teto transparente, frente curta e traseira longa que parecia se deslocar da carroceria de fibra de carbono. Seu V6 biturbo de 4.8 litros gerava 600 cv. (divulgação) 18/26 Peugeot Quasar (1984) - 1º da trilogia de superesportivos oitentistas da marca, ele já adotava dois turbos para seu 4-cilindros de 1.6 litro render 600 cv. Portas tipo tesoura e motor central exposto eram suas marcas visuais. (divulgação) 19/26 Pininfarina Maserati Birdcage 75th (2005) - O 75º aniversário da Pininfarina foi comemorado em grande estilo com um superesportivo com paralamas quase tão altos quanto o teto. O motor? O V12 de 700 cv do Maserati MC12. (divulgação) 20/26 Pontiac Banshee (1988) - O nome vinha de três conceitos dos anos 60 e 70, mas o de 1988 foi o mais radical visualmente. Seu V8 de 4.0 litros produzia 230 cv. Alguns de seus traços seriam aproveitados no Firebird de linha. (divulgação) 21/26 Pontiac Bonneville Special (1954) - Vidros se abriam como asas de gaivota e o estepe continental foi desenhado para parecer uma turbina. O motor de 8 cilindros em linha gerava 230 cv. 2 unidades foram produzidas. (divulgação) 22/26 Porsche Tapiro (1970) - Visualmente, tinha tudo a ver com o estilo Italdesign, mas nada com Porsche. Portas e traseira abriam ao estilo asa de gaivota. Já o motor boxer de 6 cilindros e 2.4 litros e a mecânica vinham do 914. (divulgação) 23/26 Rossin-Bertin Vorax (2010) - Ao lado do DoniRosset, ele poderia resgatar o segmento dos esportivos fora-de-série nacional em grande estilo. A motivação para o desenho criativo era um V10 de 507 cv da BMW. (divulgação) 24/26 Saab AeroX (2006) - Sem colunas A e com a maior parte do teto rebatível para frente, era dotado de um motor 100% movido a etanol, de 400 cv, que o fazia acelerar de 0 a 96 km/h em 4,9 segundos e dali até 250 km/h. (divulgação) 25/26 Toyota Alessandro Volta (2004) - Homenagem ao físico italiano que criou a pilha voltaica, era um híbrido com um V6 de 3.3 litros e um motor elétrico para cada eixo. Com 408 cv, chegava a 350 km/h e fazia 0 a 100 km/h em 4s. (divulgação) 26/26 Volkswagen W12 (1997-2001) - O projeto evoluiu desde que o W12 Syncro surgiu em 1997, o que foi exibido em salões. O W12 Nardò de 2001 rendia 600 cv, chegava a 349 km/h e fazia 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. (divulgação)
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