Ford Territory ganha cara de carro elétrico e terá versão híbrida plug-in de 218 cv
Renovado no Brasil em 2023, o SUV médio já ficou com um visual desatualizado em relação à China
A China é um mercado atípico, por lá muitas marcas utilizam nomes diferentes em modelos que conhecemos por aqui. Caso do Ford Territory, que por lá se chama Equator Sport e acaba de receber uma nova atualização.
O modelo é construído na fábrica da empresa chinesa JMC, por meio de uma joint venture entre as duas montadoras. O nosso Territory é baseado no Equator Sport, um SUV um pouco menor e posiconado como uma alternativa mais acessível ao Equator, que por sua vez é um utilitário de sete lugares e é exclusivo para o país.
A versão atualizada do SUV estreará primeiramente na China antes de imigrar para outros países, como o Brasil. Fotos do modelo reestilizado já haviam vazado em julho deste ano, mas agora imagens oficiais foram publicadas pela Ford.
O modelo já estava com um visual ultrapassado e recebeu uma grande mudança, principalmente no exterior. A grade frontal ficou menor e recebeu um novo desenho, assim como o para-choque e os faróis, que são em led e em formato de “L” deitado. O logo da Ford também cresceu, ganhando maior destaque.
As mudanças foram focadas na frente do carro. De resto, apenas as rodas receberam um novo desenho, há também pintura em dois tons, com teto e retrovisores em preto. O traseira é exatamente a mesma, e a única diferença para o modelo da foto e a versão brasileira é o nome do carro escrito por extenso.
Não menos importante, o novo Ford Territory ficou maior, ganhando 55 mm de comprimento. Ele conta agora com 4,68 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,70 m de altura e entre-eixos de 2,72 m. O volume do porta-malas é de 448 litros. Com rebatimento dos bancos traseiros, a capacidade sobre para 1.422 litros.
Por dentro, o modelo mantém o mesmo design, porém com novos elementos que deixaram o carro mais elegante. Há matérias diferentes no painel e nos assentos, assim como um novo encosto de cabeça.
Mas o SUV mantém um único display que se divide entre quadro de instrumentos e central multimídia, ambos com 12,3 polegadas. O seletor de marcha redondo segue o mesmo, bem como todo o console. Há também carregador por indução e, claro, pacote ADAS completo.
O novo Ford Equator Sport segue à disposição com o mesmo motor 1.5 turbo de quatro cilindros, com 170 cv e 25,5 kgfm. A tração é dianteira e o câmbio CVT com simulação de oito marchas.
Uma das novidades é a adição de uma versão híbrida plug-in, que foi adiantada por documentos de homologação do governo chinês. Utilizará o mesmo 1.5 turbo, mas de 150 cv, e mais um motor elétrico de 82 cv. A potência combinada declarada é de 218 cv. Porém, como o lançamento acontecerá posteriormente, a Ford não divulgou mais nenhuma informação a respeito, nem mesmo o tamanho da bateria ou a autonomia no modo elétrico.
O modelo estreará na China ainda este ano, mas seus preços ainda não foram anunciados. Por aqui, o Territory parte dos R$ 212.000 atualmente. Como o carro vem importado do mercado chinês, esta mudança no visual acontecerá em algum momento. No entanto, a versão atual foi lançada em 2023, então a Ford pode optar por aguardar mais um tempo antes de atualizar o SUV no Brasil.