A escassez de suprimentos já afetou a produção global de veículos em diversos níveis, desde a falta de componentes mecânicos, até a retirada de equipamentos hoje tidos como essenciais. A Ford, porém, enfrenta um problema ainda mais pontual: faltam logotipos para os seus carros novos.
Relatado pela primeira vez pelo Wall Street Journal, o problema foi confirmado por um porta-voz da Ford nos Estados Unidos ao site da CNBC. Faltam logotipos de todos os gêneros para os modelos da marca, tanto as respectivas nomenclaturas, quanto o clássico oval azul.
A falta dos itens que, apesar de pequenos, são obrigatórios para os carros de qualquer fabricante, colabora para o acúmulo de cerca de 45.000 veículos Ford parados em pátios à espera de diversos componentes. Sobre os logotipos, especificamente, o porta-voz ouvido pela CNBC recusou-se a apontar quantos veículos foram afetados.
Ainda segundo o Wall Street Journal, a Tribar Technologies Inc., uma empresa de Michigan que fornece logotipos para a Ford, limitou suas operações no último mês de agosto após despejar produtos químicos industriais em um sistema de esgoto local. Isso pode ter comprometido as entregas à Ford, apesar da recusa da fabricante em falar sobre o assunto.
Tudo isso vem à tona logo após o anúncio da própria Ford sobre uma reestruturação em sua cadeia de suprimentos, que gerou US$ 1 bilhão em custos inesperados no último trimestre.
Segundo a companhia, a tal reestruturação visa “apoiar o fornecimento eficiente e confiável de componentes, o desenvolvimento interno das principais tecnologias e recursos, e a execução de custo e qualidade de classe mundial”.
Com o anúncio do prejuízo e um pré-lançamento de algumas expectativas de lucos, as ações da Ford tiveram seu pior dia em mais de 11 anos.