QUATRO RODAS participou, pelo segundo ano consecutivo, da votação do Car Design Award. O prestigiado prêmio de design é realizado pela revista italiana Auto&Design desde 1984, e teve seus vencedores revelados nesta semana.
Concorreram ao Car Design Award projetos apresentados entre 1º de abril de 2016 e 31 de março de 2017. Das três categorias premiadas, o Ford GT foi eleito o melhor design de carro de produção, o Jaguar I-Pace venceu o troféu de melhor design de carro-conceito e a Land Rover foi apontada como melhor identidade de marca.
Veja abaixo as 11 publicações votantes no prêmio Car Design Award e seus respectivos representantes, lembrando que QUATRO RODAS é a única publicação latino-americana a participar da eleição:
Zeca Chaves (Quatro Rodas, Brasil)
Silvia Baruffaldi (Auto&Design, Itália)
Bernd Wieland (AutoBild/AutoBild Klassik, Alemanha)
Todd Lassa (Automobile Magazine, EUA)
Christophe Bonnaud (Automobiles Classiques, França)
Luca Ciferri (Automotive News Europe)
Juan Carlos Payo Calderon (Autopista, Espanha)
Dhruv Behl (AutoX, Índia)
Tetsuya Kato (Car Graphic, Japão)
Jun Miao (Car and Driver China)
Charlie Turner (Top Gear, Inglaterra)
Leia as considerações do corpo de jurados sobre cada um dos vencedores:
Carros de produção: Ford GT
“O Ford GT entrega um visual impactante como poucos supercarros. Desenhado para otimizar a aerodinâmica e o desempenho em todos os aspectos, o projeto é a materialização da forma antes da função, e obteve um resultado esteticamente agradável como poucos. Do cockpit dramaticamente desenhado à mão às colunas “voadoras”, cada ângulo do GT estimula nossa imaginação e nos leva para dentro de uma pista de competição”.
Carro-conceito: Jaguar I-Pace
“O Jaguar I-Pace é um manifesto da eletrificação sobre rodas, representando uma revolução não apenas na emissão de poluentes, mas também nas proporções e no projeto do espaço destinado aos passageiros. A equipe de design da Jaguar aplicou novas tecnologias a um produto que se destaca não apenas pelo design, mas também por seu estilo inovador e pela adoção de soluções inteligentes”.
Identidade de marca: Land Rover
“Do rústico Defender ao luxuoso Range Rover, o design da Land Rover evoluiu constantemente ao ponto em que sua gama de produtos é atualmente formada por seis modelos – Evoque, Velar, Range Rover, Range Rover Sport, Discovery e Discovery Sport –, cada um com personalidades e características totalmente distintas entre eles. Ao mesmo tempo, todos são legítimos Land Rovers: eles estão intimamente ligados às origens da marca e preservam os valores dos antigos modelos. Resumindo, a Land Rover inova constantemente sempre respeitando a identidade da marca”.