A Ford está obcecada para fazer do Focus RS uma máquina de fazer drifts – a manobra em que o carro faz curvas de lado, pendulando a traseira de forma controlada.
Primeiro o hatch esportivo ganhou um “modo drift”, que altera vários parâmetros de motor, câmbio, bloqueio de diferencial e do controle de estabilidade para facilitar a manobra. Resultado: até sua mãe consegue fazer drift em um Focus RS.
Agora, a Ford criou um freio de mão hidráulico para ajudar ainda mais no drifting e dar ao motorista a sensação de ser um piloto profissional de rally. Ele oferece o funcionamento mais parecido possível com os freios de mão de carros de competição.
O piloto Ken Block, que assessorou a Ford no desenvolvimento do Focus RS, está por trás deste novo equipamento.
Além de ter alavanca de alumínio mais anatômica, este freio também é mais preciso e dá mais controle sobre o travamento dos pneus traseiros. Ele também atua no acoplamento do sistema de tração integral.
O vídeo abaixo ilustra o funcionamento da peça:
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=z-SHQw8G5SE&w=680&h=425]
Este freio de mão hidráulico não precisa ser instalado na fábrica. Será vendido como opcional nas concessionárias norte-americanas a partir de dezembro por 999 dólares e pode ser instalado em qualquer Focus RS da atual geração.