Os hatches médios ainda têm seu público na Europa, onde o Volkswagen Golf é o carro mais vendido em 2021. Mas se no passado o Ford Focus chegou a liderar este ranking, hoje nem sequer aparece entre os 10 mais vendidos por lá e a Ford não faz a menor questão de mudar isso.
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Com o perdão do trocadilho, hoje o foco da Ford está nos SUVs. Não é à toa que o Puma, um SUV compacto premium com plataforma do Fiesta, é o Ford mais vendido na Europa atualmente. E está apenas na décima posição do ranking geral.
Mesmo assim o Focus ganhou uma repaginada para a linha 2022. A atualização no visual colocou o logo da fabricante no meio da grade, seguindo a mudança sofrida pelo Fiesta recentemente. Todas as versões passam a ter, também, faróis de leds com luzes de neblina integradas e lanternas traseiras de leds com novo design.
Por dentro, a novidade é a oferta de uma tela de 13,2 polegadas para substituir a tela de 12 polegadas da central Sync 4, que é de série.
As versões mais baratas têm motores 1.0 EcoBoost a gasolina com 100 ou 125 cv, mas principais mecânicas disponíveis para o Ford Focus são híbridas leves. Neste caso, o motor de partida de 48V funciona conectado ao motor por uma correia e também funciona como gerador e pode ajudar a impulsionar o carro, reduzindo o consumo.
Com este sistema híbrido, o 1.0 EcoBoost entrega 125 cv ou 155 cv. Na prática, a versão mais potente entrega o mesmo consumo do Focus mais fraco: 19,6 km/l. Contudo, os 1.0 híbridos estão combinados exclusivamente ao famigerado câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift que, de acordo com a Ford, propicia menor consumo. Além disso, o start-stop desliga o motor já a partir dos 12km/h.
Quem faz questão de motor turbodiesel pode escolher entre as versões do 1.5 EcoBlue, com 95 cv e 120 cv, sendo que só esta última tem opção de câmbio automático com oito marchas.
A atualização visual também chegou ao Ford Focus ST 2022. O motor 2.3 EcoBoost de 280 cv foi mantido inalterado, com turbo twin-scroll e câmbio manual de seis marchas como padrão, com direito a punta tacco automático nas reduções. Mas um câmbio automático de sete marchas, com borboletas para trocas sequenciais, é opcional.
A nova cor Mean Green é uma das novidades assim como as novas rodas de aro 18 e 19 (opcionais). Na cabine o hatch esportivo abandonou os bancos Recaro. Eles foram substituídos por bancos esportivos desenvolvidos pela própria Ford. Isso, claro, não impactou no preço: o novo Fiesta ST custa a partir de 33.885 libras (R$ 255.670) no Reino Unido, aumento de 3.630 libras sobre o modelo 2021, enquanto o Focus mais básico parte de 22.465 libras (R$ 169.565).