Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ford Focus 2022 é híbrido e tem até 280 cv, mas não abandona Powershift

Hatch médio não faz mais o mesmo sucesso na Europa, mas agora está com o visual em dia e com a versão esportiva ST de volta às lojas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 out 2021, 11h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ford-Focus-2022
    (Divulgação/Ford)

    Os hatches médios ainda têm seu público na Europa, onde o Volkswagen Golf é o carro mais vendido em 2021. Mas se no passado o Ford Focus chegou a liderar este ranking, hoje nem sequer aparece entre os 10 mais vendidos por lá e a Ford não faz a menor questão de mudar isso.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Com o perdão do trocadilho, hoje o foco da Ford está nos SUVs. Não é à toa que o Puma, um SUV compacto premium com plataforma do Fiesta, é o Ford mais vendido na Europa atualmente. E está apenas na décima posição do ranking geral.

    Ford-Focus-2022-1600-01
    (Divulgação/Ford)

    Mesmo assim o Focus ganhou uma repaginada para a linha 2022. A atualização no visual colocou o logo da fabricante no meio da grade, seguindo a mudança sofrida pelo Fiesta recentemente. Todas as versões passam a ter, também, faróis de leds com luzes de neblina integradas e lanternas traseiras de leds com novo design.

    Continua após a publicidade
    Ford-Focus-2022
    (Divulgação/Ford)

    Por dentro, a novidade é a oferta de uma tela de 13,2 polegadas para substituir a tela de 12 polegadas da central Sync 4, que é de série.

    As versões mais baratas têm motores 1.0 EcoBoost a gasolina com 100 ou 125 cv, mas principais mecânicas disponíveis para o Ford Focus são híbridas leves. Neste caso, o motor de partida de 48V funciona conectado ao motor por uma correia e também funciona como gerador e pode ajudar a impulsionar o carro, reduzindo o consumo.

    Continua após a publicidade
    Ford-Focus-2022
    (Divulgação/Ford)

    Com este sistema híbrido, o 1.0 EcoBoost entrega 125 cv ou 155 cv. Na prática, a versão mais potente entrega o mesmo consumo do Focus mais fraco: 19,6 km/l. Contudo, os 1.0 híbridos estão combinados exclusivamente ao famigerado câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift que, de acordo com a Ford, propicia menor consumo. Além disso, o start-stop desliga o motor já a partir dos 12km/h.

    Ford-Focus-2022
    (Divulgação/Ford)

    Quem faz questão de motor turbodiesel pode escolher entre as versões do 1.5 EcoBlue, com 95 cv e 120 cv, sendo que só esta última tem opção de câmbio automático com oito marchas.

    Continua após a publicidade
    Ford-Focus-2022
    (Divulgação/Ford)

    A atualização visual também chegou ao Ford Focus ST 2022. O motor 2.3 EcoBoost de 280 cv foi mantido inalterado, com turbo twin-scroll e câmbio manual de seis marchas como padrão, com direito a punta tacco automático nas reduções. Mas um câmbio automático de sete marchas, com borboletas para trocas sequenciais, é opcional.

    Ford-Focus-2022
    (Divulgação/Ford)

    A nova cor Mean Green é uma das novidades assim como as novas rodas de aro 18 e 19 (opcionais). Na cabine o hatch esportivo abandonou os bancos Recaro. Eles foram substituídos por bancos esportivos desenvolvidos pela própria Ford. Isso, claro, não impactou no preço: o novo Fiesta ST custa a partir de 33.885 libras (R$ 255.670) no Reino Unido, aumento de 3.630 libras sobre o modelo 2021, enquanto o Focus mais básico parte de 22.465 libras (R$ 169.565).

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa 749

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.