Ford F-150 Tremor assume o topo da linha e custa menos que Ram 1500 básica
Com direito a piloto automático off-road, nova Tremor ganha novo conjunto de suspensão para ficar mais alta e melhorar ângulo de ataque

A prometida versão off-road da Ford F-150, enfim, chegou. A versão Tremor se junta às Lariat e Lariat Black, que de diferente só tinham o nome e alguns detalhes visuais.
A Ford F-150 Tremor vai além e não tem só em com um design diferenciado como também promete melhora no fora de estrada. Cobra mais por isso, claro: por R$ 580.000, é R$ 20.000 mais cara que as demais e assume o topo da linha. Continua mais barata que a líder do segmento, Ram 1500, que em sua versão de entrada, Laramie, parte dos R$ 584.000.

No visual , destacam-se os apliques em laranja. O mais vistoso fica na grade dianteira, substituindo a peça que era cromada ou preta. O mais legal são as luzes, também laranjas, nas duas extremidades, ajudando a compor o conjunto óptico com faróis e DLRs em LED.

Outros detalhes da versão são menos chamativos, como os adesivos na tampa da caçamba e na lateral. E há duas novidades bem funcionais. A primeira e mais óbvia é o gancho para reboque traseiro, item não encontrado nas demais versões. O outro é o novo para-choque dianteiro, menos projetado, o que ajuda a aumentar o ângulo de ataque da picape de 24,3º para 28º
A F-150 Tremor ainda recebe todo um kit de suspensão especial para os aventureiros. Há novos amortecedores, molas, barra estabilizadora, e geometria de direção com nova manga de eixo dianteiro. Essas adições deixam a versão mais com um vão livre maior, de 277 mm, contra 239 mm das outras versões.

Somam-se a isso a capacidade de imersão de 600 mm, os 21º de capacidade de transposição em rampa e os 24,1º de ângulo de saída.
Mas essas são as únicas mudanças que alteram a dinâmica e as capacidades da picape. O motor V8 5.0 Coyote se manteve inalterado, entregando os mesmos 405 cv e 56,7 kgfm. O câmbio é automático de 10 marchas e oferece quatro modos de tração (4X2, 4X4 A, 4X4 H e 4X4 L).

Para se dar ainda melhor no fora de estrada, a F-150 traz um exclusivo modo de piloto automático off-road. Ele pode ser utilizado em velocidades de até 32 km/h e controla a tração em subidas e descidas. Além disso, ele permite a direção one pedal, onde ao tirar o pedal do acelerador, automaticamente o veículo começa a frear, quase como um carro elétrico faz.
Aliando-se a ele, há também o assistente de curva, ideal para contornar locais fechados e estreitos. Assim como o piloto automático off-road, ele só pode ser utilizado nos modos 4X4 ou 4X4 reduzida e em baixas velocidades. Basta o motorista esterçar completamente o volante e o freio irá travar a roda traseira interna à curva para diminuir o raio de giro.

Outra facilidade adicionada pela Ford é o assistente de reboque Pro Trailer. Segundo a marca, ele facilita as manobras e o encaixe do reboque, permitindo que você possa fazer isso sozinho. O sistema ainda usa algoritmos de machine learning para detectar e alinhar o engate e o reboque.
Na caçamba, a novidade fica por conta do Pro Power Onboard. Trata-se de uma tomada dupla de 120 V, que pode alimentar até 2.000 W simultaneamente.

Na cabine, há mais detalhes exclusivos da Tremor, em especial nos bancos e nas costuras laranja. A F-150 Tremor tem a mesma lista de equipamentos, mantendo a central multimídia Sync 4 de 12’’ com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, quadro de instrumentos digital de 12’’, ar-condicionado digital de duas zonas, carregador por indução e atualizações wireless.
Ela também segue com os recursos de assistência à condução e segurança, que incluem piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem autonoma de emergência, 8 airbags, monitor de ponto cego, câmera 360º, entre outros.

A novidade fica por conta dos 6 comandos customizáveis na parte superior da cabine. Eles podem ser usados da maneira que o motorista imaginar para as suas customizações, fornecendo conexões de 10A a 30A.
A nova F-150 Tremor já está disponível e traz a nova cor branco space entre suas novidades. A família Tremor se expandirá, em breve, também para a linha Maverick, marcando a reestilização da picape no Brasil.