Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ford encerra produção de carros na Austrália após 91 anos

Decisão havia sido anunciada em 2013; último veículo produzido foi um Falcon XR6

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 23 nov 2016, 21h48 - Publicado em 7 out 2016, 15h47
Ford Falcon XR6 e XR8
O nome Falcon virou sinônimo de Ford no mercado australiano ()

A Ford anunciou nesta sexta-feira, 7 de outubro, o encerramento da produção de veículos na Austrália, em conformidade com a decisão revelada em 2013. De acordo com a emissora ABC, das 1.300 dispensas anunciadas pela empresa há três anos, aproximadamente metade desse volume de funcionários já deixou a Ford ou migrou para outras áreas da companhia.

Além do fim da produção de carros no país, a data marca a despedida do Falcon, modelo mais famoso da história da Ford na Austrália. Não por acaso, o último veículo produzido foi justamente um Falcon XR6 na cor azul.

A marca do oval azul iniciou sua história por lá em 1925, produzindo o clássico modelo T na planta de Geelong. Nos anos seguintes, várias fábricas foram inauguradas pelo país. A empresa dominou o mercado local até a chegada da Holden em 1959, que rapidamente se tornaria sua grande rival na indústria automotiva australiana.

A Ford é a primeira das três grandes fabricantes remanescentes na Austrália a deixar de fabricar veículos no país – depois dela, Holden e Toyota também fecharão suas plantas australianas em 2017. No passado, o mercado australiano já chegou a ter 11 montadoras, mas os resultados ruins ou os altos custos de produção resultaram na saída gradual de praticamente todas as empresas. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.