O Ford Bronco, utilitário fabricado pela marca do oval azul entre 1966 e 1996, nos Estados Unidos, voltará a ser produzido. A retomada do modelo no mercado norte-americano é confirmada por Bill Johnson, presidente da UAW – parceira da Ford na fábrica americana de Michigan.
LEIA MAIS
>> Oito carros brasileiros que foram elogiados em outros países
>> Teste: Ford Edge Titanium, o sniper americano
>> Comparativos: Ford Ranger x Chevrolet S10 x Toyota Hilux
A sexta geração do utilitário de duas portas, que já contou com uma versão conceito (e retrô) em 2004, será produzida na planta da Ford em Michigan, nos Estados Unidos. Atualmente, são produzidos apenas os atuais Focus e a minivan C-Max que, na próxima geração de ambos, terão sua linha de produção transferida para o México – algo duramente criticado pelo candidato Donald Trump, contrário a transferência de empregos para outro país.
Bill Johnson rebateu Trump numa declaração ao jornal Detroit Free Press. O executivo declarou que a fábrica de Michigan não acabará com os empregos dos americanos por conta da transferência da produção de Focus e C-MAX para a planta do México, pois por lá começará a produção de dois novos modelos: o utilitário Bronco e a picape Ranger.
O Bronco, aposentado em 1996 e sem sucessor até então, tinha como marca seu visual quadrado e carroceria com apenas duas portas, além da fama de robustez. Na sua reeencarnação, deverá contar com linhas inspiradas no modelo original, a exemplo da primeira imagem que ilustra esse post.
Enquanto a picape Ranger é esperada para 2018, o aclamado Bronco deverá chegar em 2020.