Flagramos o novo Hyundai HB20S, que estava escondido na toca até agora

Demorou para o novo sedã circular fora da fábrica, mas nas primeiras saídas dois leitores flagraram o modelo, que chega às lojas em setembro

Apesar da camuflagem é possível perceber o relevo da carroceria

Apesar da camuflagem é possível perceber o relevo da carroceria (Mário Jorge Pereira/Quatro Rodas)

Diferentemente da GM, que vai lançar o novo Onix antes do novo Prisma — o hatch chega em julho e o sedã, em setembro deste ano — a Hyundai deve apresentar o novo HB20 nas duas versões (hatch e sedã) praticamente ao mesmo tempo.

O início da produção está previsto para agosto de 2019, com lançamento nas concessionárias em setembro. A estratégia da Hyundai é a mesma da Toyota em relação ao Yaris, ou seja: o sedã vem junto ou muito pouco depois do hatch.

Para produzir tanto o hatch quanto o sedã renovados, a marca coreana ampliou em 30 mil carros/ano a capacidade produtiva da fábrica de Piracicaba (SP), com investimento de R$ 175 milhões.

O hatch foi flagrado em outubro de 2018

O hatch foi flagrado em outubro de 2018 (Germano Lüders/Quatro Rodas)

É verdade que o HB20 hatch saiu a campo antes. O primeiro flagrante do carro nós fizemos em outubro de 2018, com registro do fotógrafo Germano Luders, da revista Exame. E o sedã só foi avistado agora.

Dois leitores (Mário Jorge Pereira e Geroge von Hellmann) fotografaram duas unidades diferentes, em dias diferentes, mas na mesma rodovia Dutra que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.

A camuflagem dos veículos ainda está bem carregada, mas é possível identificar a silhueta da carroceria e vincos reveladores, como na grade frontal e na linha que passa pela base da área envidraçada.

Fica mais fácil quando se sabe que a inspiração para o estilo do HB20S vem do novo Elantra mostrado logo abaixo. Repare nos faróis, na grade e no para-choque dianteiro com reentrâncias na região dos faróis de milha.

A nova geração do sedã Elantra é a fonte de inspiração da Hyundai

A nova geração do sedã Elantra é a fonte de inspiração da Hyundai (Divulgação/Hyundai)

Outra mudança inspirada no Elantra: a Hyundai mudou o corte das portas laterais traseiras, criando uma linha ascendente em relação aos vidros, tal qual acontecerá com o HB20 hatch. Já as colunas A e B e o caimento do teto seguem idênticos.

Por dentro, o design ainda é um mistério. O sedã Elantra pode até inspirar o visual da nova linha, mas pode-se esperar um conjunto mais simples, uma vez que o Elantra é um carro de um segmento superior.

Ao contrário de Onix e Prisma, que terão nova plataforma, a chamada GEM, os HB20 não serão derivados de uma base nova. Serão apenas versões profundamente reestilizadas da mesma plataforma, a PB.

O painel do Elantra deve servir de referência para o design interno

O painel do Elantra deve servir de referência para o design interno (Divulgação/Hyundai)

A Hyundai poderá anunciá-los como nova geração, um adjetivo usado sem muito critério, principalmente depois do advento das plataformas modulares. Mas, de fato, não serão.

Além das alterações na forma, o novo HB20 deve mudar em conteúdo e segurança, com materiais mais rígidos na estrutura, por exemplo, e na oferta de equipamentos como luzes led DRL e nova central multimídia.

Em relação aos motores, devem permanecer as opções 1.0 12V , 1.0 12V Turbo e 1.6 16V. Mas não está descartada a chegada do sistema de injeção direta para os 1.0, especialmente turbinados, o que deverá aumentar sua eficiência.

A transmissão terá câmbio manual ou automático de seis marchas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s