A Ford desligou os aparelhos. A última unidade do Fiesta foi produzida no último dia 7 de julho. Com 47 anos em linha de produção da mais de 18 milhões de unidades vendidos por todo o mundo, a história do icônico compacto da marca chega oficialmente ao fim.
Já era esperada há algum tempo a aposentadoria da produção do Ford Fiesta. No Brasil, o carro já tinha encerrada sua linha de produção em 2019, quando a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) foi fechada. Com os olhos dos consumidores totalmente voltados à moda dos SUVs, a norte-americana apostará em modelos como o novo Explorer EV. Outro motivo para o fim da festa diz respeito à liberação de espaço na fábrica da Ford em Colônia, Alemanha, que agora focará em carros elétricos.
As duas últimas unidades do carro serão mantidas pela montadora, uma delas no acervo global e outra no acervo britânico, onde o Fiesta fez muito sucesso e acumulou mais de 5 milhões de emplacamentos.“Decidimos construir nosso primeiro veículo elétrico de alto volume aqui em Colônia”, comentou o gerente-geral da divisão europeia de EVs da marca, Martin Sander, no ano passado.
O Fiesta é um dos modelos mais icônicos e antigos da montadora. Lançado em 1976, o hatch será substituído indiretamente por uma versão elétrica do novo Puma, que pouco terá a ver com o detentor original do nome e usará plataforma da Volkswagen. Essa atualização escancara os gostos atuais do mercado e a necessidade das marcas de atualizarem seus catálogos, mesmo que seja encerrando produções de veículos de alta popularidade.
O Fiesta não é o único veículo icônico da Ford que está sendo “engolido” pelas modernizações e alterações que o mundo automotivo vem sofrendo nos últimos anos com a chegada da era da eletricidade. A montadora já anunciou que o Focus também terá produção encerrada, mas apenas no ano de 2025.