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Ser híbrido não basta: Ford Fiesta sairá de linha em 2023

Mídia inglesa teve acesso a fontes que garantem que o modelo terá produção encerrada na metade do próximo ano; Ford diz que não comenta especulações

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 25 out 2022, 22h16 - Publicado em 25 out 2022, 22h14

O Ford Fiesta está com seus dias contados. De acordo com o site britânico Auto Express, o hatch compacto terá sua produção encerrada até a metade de 2023. O principal motivo seria a baixa demanda por modelos compactos no mercado europeu, único onde ele ainda é vendido, e a movimentação da Ford rumo aos carros elétricos.

Eletrificação, por si só, não basta. Na europa o compacto da Ford está na sétima geração e tem versões híbridas com motor 1.0 Ecoboost de 125 cv e de 155 cv. Há, ainda, uma versão puramente a combustão, de 100 cv, e o Fiesta ST, com motor 1.5 Ecoboost de 200 cv. Mas o Fiesta não irá além disso.

Formalmente, a Ford não confirmou nada à imprensa inglesa. Contudo, os jornalistas tiveram acesso a relatórios e fontes de dentro da empresa que confirmam que é só questão de tempo até o anúncio ser feito.

Fiesta 1995
O Fiesta estreou no Brasil em 1995, ainda importado da Espanha (Divulgação/Ford)

“Estamos acelerando nossos esforços para apostar na eletrificação e, portanto, revisar nosso portfólio de veículos de acordo com nossa estratégia de negócios. Não comentamos especulações e compartilharemos mais informações nos próximos meses”, respondeu a Ford ao Auto Express.

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Embora esteja nos planos da Ford eletrificar o SUV Puma, que divide plataforma com o Fiesta e é produzido na Romênia, o hatch não deverá ter o mesmo destino. Muitas fabricantes estão tendo dificuldades para criar versões elétricas dos seus carros mais baratos e a Ford não foge à regra.

Ford fiesta
Quarta geração foi a primeira a ser produzida no Brasil e foi apelidada de ‘chorão’ devido ao formato dos faróis (Divulgação/Ford)

A Ford poderia driblar esse problema mantendo o Fiesta na atual plataforma Global B Small Car, que tem compatibilidade elétrica. Mas a baixa demanda dos consumidores por hatches compactos não tornaria a ideia viável. O Ford Puma, por sua vez, vem fazendo sucesso na Europa.

Enquanto isso, a atual linha de produção do Fiesta na fábrica de Colônia, na Alemanha, será adaptada para montar carros elétricos com a plataforma MEB da Volkswagen. O primeiro modelo Ford fruto da parceria entre as duas empresas deve ficar pronto já em 2023, coincidindo com o fim do hatchback.

New Fiesta
A última reestilização do Fiesta no Brasil tentou dar a ele um visual mais atual (Divulgação/Ford)

Aposentadoria antes dos 50 anos

Praticamente um quarentão, o Fiesta completou 46 anos de produção em 2022. O modelo estreou em 1976 e em poucos anos se tornou um queridinho do público europeu. Duas gerações depois, em 1995, o modelo estreou no Brasil, importado da Espanha.

A produção nacional começou apenas um ano depois, em São Bernardo do Campo, e deu início à quarta geração do modelo. A vida do modelo por aqui foi marcada por idas e vindas de sua produção na fábrica do ABC paulista. Porque a quinta geração foi fabricada em Camaçari (BA) de 2002 a 2014.

Ford Fiesta 2021 azul visto 3/4 de frente
O modelo recebeu uma reestilização para sua sétima geração, que estreou esse ano na Europa, mas será a última (Divulgação/Ford)

Mas em junho de 2019, quando a Ford já estava anunciando que iria fechar a planta de São Bernardo, veio a informação que o hatch sairia de linha no Brasil em sua sexta geração, que estreou em 2011 ainda importada do México. O modelo já havia perdido a versão sedã em junho daquele mesmo ano e via o hatch sendo ofuscado pelo ‘irmão menor’ Ka.

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