Clique e assine por apenas 5,90/mês

Fiat pode estar encerrando produção de Bravo, Linea, Idea e Uno Vivace

Informação veio de uma fonte da rede de concessionárias; oficialmente montadora nega

Por Redação - Atualizado em 23 nov 2016, 20h40 - Publicado em 2 mar 2016, 11h38
Fiat Idea Essence
Fiat Idea

Em meio a dois lançamentos de peso – a nova picape Toro e o futuro compacto Mobi – a Fiat pode estar encerrando a produção de nada menos que quatro modelos. Uma fonte ligada à rede de concessionárias da marca afirma que a fábrica não está mais faturando os modelos Bravo, Idea, Linea e Uno Vivace.

Contactada pela reportagem de QUATRO RODAS, a Fiat oficialmente nega a informação. Uma análise de mercado, porém, mostra que o boato pode ter fundamento. O Uno Vivace, por exemplo, será (junto com o Palio Fire) o modelo substituído pelo Mobi – no facelift realizado em 2014, a versão de entrada foi a única a não sofrer alterações, assumindo o papel que antes era do falecido Mille.

Fiat Uno Vivace
Fiat Uno Vivace

Os outros três modelos citados andam esquecidos tanto pelo mercado quanto pelo departamento de marketing da empresa. Apesar de ainda ter números de venda razoáveis – 8.234 unidades emplacadas no acumulado de 2015 – a minivan Idea faz parte de um segmento em queda em um mercado cada vez mais povoado por SUVs (sua única concorrente direta hoje é a Citroën Aircross). O Linea foi apenas o 11° sedã médio mais vendido do ano, com 4.379 emplacamentos. A situação do hatch médio Bravo é ainda mais crítica: apenas 2.795 unidades vendidas em 2015, bem atrás de Focus, Golf e Cruze.

Fiat Linea
Fiat Linea

Bravo e Linea, por sinal, vivem a expectativa (ainda não confirmada) de serem substituídos no Brasil pelas versões hatch e sedã do novo Fiat Tipo, lançado na Europa no ano passado. Isso, porém, ainda deve demorar para ocorrer – se ocorrer. Já a Idea não tem substituto à vista dentro do leque da FCA pelo mundo.

Fiat Bravo Essence
Fiat Bravo

Para o consumidor ainda interessado nesses modelos, a notícia pode ser oportuna: em situações desse tipo, quando um modelo é descontinuado, as lojas geralmente precisam fazer promoções e descontos para acabar com os estoques.

Continua após a publicidade
Publicidade