Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fiat começa a vender versões hatch e perua do novo Tipo

Embora já tenha sido visto no Brasil, modelo não tem previsão de ser vendido por aqui

Por Diego Dias
Atualizado em 23 nov 2016, 21h00 - Publicado em 6 Maio 2016, 15h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fiat Tipo
    Fiat Tipo hatch (esquerda) e station wagon (direita) ()

    Mostrados oficialmente no Salão de Genebra em março, as versões hatch e perua do Tipo começaram a ser vendidas na Europa. Com isso, a marca completa a gama formada inicialmente pelo Tipo sedã – vendido desde o final do ano passado no velho continente.

    Publicidade

    LEIA MAIS:

    Publicidade

    >> Versão hatch do novo Fiat Tipo é flagrada no Brasil 

    >> Fiat investirá US$ 500 milhões em substituto de Grand Siena e Linea

    Publicidade

    >> Impressões: novo Fiat Tipo sedã

    >> Grandes Brasileiros: Fiat Tipo

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Construído a partir da mesma a plataforma do Jeep Renegade e Fiat Toro, o Tipo por enquanto não é cogitado para ser vendido no Brasil, apesar de já ter sido flagrado rodando no país. Na Itália, o sedã é comercializado por € 14.500 (R$ 58.603), o hatch por € 15.900 (R$ 64.261) e a perua por € 17.300 (R$ 69.919).

    Fiat Tipo
    Versão hatch é mais comprida que os concorrentes ()

    Fiat Tipo
    Na perua, porta-malas com capacidade para 550 litros ()

    O Tipo hatch mede 4,37 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,50 m de altura e tem capacidade de 440 litros no porta-malas. Mais comprido que Golf (4,25 m) e Focus (4,36 m), ele traz um visual esticado que remete a uma pequena station – estilo semelhante ao do Audi A3 Sportback, por exemplo. Já a configuração perua mede 4,57 m e leva 550 litros de bagagem.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Fiat Tipo
    Fiat Tipo hatch ()

    Fiat Tipo
    Fiat Tipo station wagon ()

    Ambos os modelos utilizam suspensão independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, essa última utilizada usada no Golf nacional e Cruze Sport6, ao contrário de Focus, equipado com suspensão multilink.

    Fiat Tipo
    Fiat Tipo hatch ()

    Fiat Tipo
    Fiat Tipo station wagon ()

    Sob o capô há as mesmas opções encontradas no sedã, com três propulsores a gasolina na Europa: os aspirados 1.4 Fire 16v (96 cv e 12,9 mkgf) e 1.6 E-Torq (112 cv e 15,5 mkgf), além do turbinado 1.4 T-Jet (122 cv e 21,9 mkgf). Tanto hatch como sedã terão também motores a diesel e flex (gasolina/gás natural). O câmbio pode ser manual de cinco ou seis marchas, automatizado de dupla embreagem ou automático convencional de seis velocidades.

    Publicidade

    Embora não surpreenda pelo desempenho (pelo menos na oferta de motores utilizada na Europa), o Tipo traz lista de equipamentos equivalente à concorrência. Entre os destaques que vêm de série em todas as versões, há a central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas compatível com integração a celulares via Apple Car Play e Android Auto, câmera de ré, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, seis airbags e, opcionalmente, controle de velocidade adaptativo (com frenagem automática).

    Fiat Tipo
    Cabine compartilha elementos com Renegade e Toro ()

    Fiat Tipo
    Marcadores de temperatura e combustível são digitais ()

    Por dentro, há alguns elementos compartilhados com Renegade e Toro, como o volante (com assistência elétrica) e os botões do ar-condicionado. O espaço interno é amplo, com capacidade para três adultos no banco de trás. Apesar do acabamento simples, com materiais rígidos e bancos de tecido, a qualidade de construção foi elogiada em nossas Impressões ao Dirigir com o Tipo sedã.

    Fiat Tipo
    Bancos são revestidos com tecido – couro é opcional ()

    Fiat Tipo
    Atrás, bom espaço para até três adultos ()

    Apesar dos boatos de que pode ser fabricado e vendido na América do Sul, a notícia mais recente a respeito da Fiat cita um investimento de US$ 500 milhões para fabricar um novo sedã médio na Argentina, sem relação com o Tipo europeu. Ele seria baseado numa plataforma esticada do Palio atual, e poderia substituir tanto o Linea quanto o Grand Siena.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.