Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Purosangue: um SUV com DNA Ferrari, quatro portas e motor V12 de 725 cv

Nova Ferrari Purosangue chega ao Brasil no final de 2023, custando cerca de R$ 7 milhões, mas já a conhecemos de perto

Por Paulo Campo Grande, de Maranello (Itália)
Atualizado em 13 set 2022, 21h04 - Publicado em 13 set 2022, 14h00
Ferrari Purosangue 2023
 (Divulgação/Ferrari)
Continua após publicidade

Demorou, mas finalmente a Ferrari entrou no segmento de SUVs. O modelo apresentado hoje, na Itália, é exageradamente esportivo e muito pouco utilitário, no entanto. A demora, segundo os executivos da marca, se deve ao fato de que eles não queriam fazer um SUV.

Segundo eles, SUVs não são automóveis verdadeiramente esportivos, de acordo com o que a Ferrari entende por esportividade.

Em momento algum, durante a apresentação do carro, os diretores da empresa pronunciaram a sigla SUV e nem sequer seu sinônimo atenuado Crossover. Ao contrário, eles destacaram características do projeto relacionadas ao universo dos superesportivos da marca. A começar pelo nome: Ferrari Purosangue.

Ferrari Purosangue 2023
(Divulgação/Ferrari)

O motor V12 6.5 aspirado foi outro elemento destacado. No caso da Purosangue ele desenvolve 725 cv de potência e 73 kgfm de torque. E a transmissão que trabalha no modo 4×4 somente nas primeiras quatro das oito machas do câmbio automatizado. Nas quatro finais, o tração se torna 4×2 traseira.

Ferrari Purosangue 2023
(Divulgação/Ferrari)

Segundo a fábrica, o Purosangue vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e atinge cerca de 310 km/h de velocidade máxima.

Continua após a publicidade

Outros atributos? O centro de gravidade rebaixado, a posição de dirigir baixa, a divisão equilibrada do peso entre os eixos e elevada rigidez torcional da carroceria.

Ferrari Purosangue 2023
(Divulgação/Ferrari)

“A bordo do Purosangue as pessoas vão se sentir em um autêntico GT da Ferrari”, disse o diretor de marketing Enrico Galliera. Pessoas, no caso, são os quatro ocupantes da carro, que é a primeira Ferrari de quatro portas e quatro lugares de série, em 75 anos de existência da marca.

Ferrari Purosangue 2023
(Divulgação/Ferrari)

Nós conhecemos o Purosangue de perto em uma avant-premiere realizada seis dias atrás (8/9) na fábrica da Ferrari, em Maranello, na Itália. E pudemos conferir. 

Continua após a publicidade
Ferrari Purosangue 2023
(Divulgação/Ferrari)

De fato, a posição de dirigir é mais alta que a dos esportivos de dois lugares ou mesmo dos GT 2+2. Mas bem mais baixa que a bordo de um Lamborghini Urus, por exemplo. E posição do motorista em relação a painel, volante, pedais e até mesmo diante do parabrisas, parece ter sido transplantada de um GT como a Ferrari Roma.

Compartilhe essa matéria via:

Nas demais posições, não existe volante e nem pedais, mas os bancos são iguais ao do motorista. E o passageiro dianteiro tem uma tela LCD a disposição, com todas as informações dos instrumentos usados pelo motorista.

Ferrari Purosangue 2023
(Divulgação/Ferrari)
Continua após a publicidade

Na avant-premiere para o pequeno grupo de jornalistas do mundo todo e na cerimônia oficial de hoje, a exposição do carro foi estática. As avaliações dinâmicas serão feitas posteriormente, ainda sem datas definidas.

Além do desempenho garantido pelo V12, construtivamente, a Purosangue tem recursos para fazer justiça ao DNA da marca. A suspensão é do tipo duplo A, na frente, e multilink, atrás, com assistência hidráulica. Os freios usam discos cerâmicos e os pneus são nas medidas 255/25 R22, na dianteira, e 315/30 R23, na traseira.

Purosangue: um SUV com DNA Ferrari, quatro portas e motor V12 de 725 cv
(Divulgação/Ferrari)

Como a Ferrari Purosangue é um carro para a família, podendo ser usado no dia-a-dia, há também bastante sofisticação e recursos a bordo. O acesso aos bancos traseiros, por exemplo, é feito por meio deu portas de abertura invertida. O sistema de som é da marca hi-end Burmester. E o porta-malas tem 473 litros de capacidade.

Continua após a publicidade

A Purosangue, começa a ser vendida nas concessionárias Ferrari no primeiro trimestre de 2023. As primeiras unidades serão comercializadas na Europa. Nas Américas do Norte e Latina, incluindo o Brasil, o carro chega no quarto trimestre. O preço estimado para uma versão padrão é de 390.000 euros, na Itália, já com impostos. Cerca de R$ 2 milhões em conversão direta.

Ferrari Purosangue 2023
(Divulgação/Ferrari)

Considerando que uma Ferrari F8 Spider custa 284.000 euros, na Itália, e no Brasil sai por R$ 5,3 milhões, pode-se estimar que a Ferarri Purosangue chegará ao Brasil por pelo menos R$ 7,3 milhões. Sempre falando de uma versão básica.

Mas a fábrica espera que 99% dos compradores configurem seus carros de modo a torná-los únicos, seja pela seleção das cores para a carroceria, materiais de acabamento ou diferentes acessórios.

Continua após a publicidade

Quem pensava em ter um típico SUV com o cavalinho rampante na grade talvez fique desapontado. O Purosangue, não tem rack no teto, para transporter bicicletas, pranchas ou paraglideres. E sua geometria de suspensão não encoraja enfrentar trilhas mais radicais do que uma estrada de terra batida.

Em 2018, quando a Ferrari anunciou que faria a Purosangue, houve quem ironizasse as declarações do falecido CEO Sergio Marchionne dizendo, dois anos antes, que a marca jamais teria um SUV. Pelo que se viu agora, de fato, a Purosangue, não é um SUV classico, nem nas formas, nem no uso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.