Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Ferrari 812 Competizione estreia motor mais potente da história da marca

Séries especiais baseadas na 812 Superfast recebem inúmeros aprimoramentos para chegarem aos 830 cv e irem aos 340 km/h máximos.

Por Guilherme Fontana 5 Maio 2021, 14h52
Ferrari 812 Competizione
Divulgação/Ferrari

A Ferrari revelou duas séries especiais (e limitadas) de uma só vez: as 812 Competizione e 812 Competizione A. O local escolhido para a apresentação foi nada menos do que um novo departamento de atividades esportivas do seu Circuito de Fiorano, na Itália, para mostrar o poder e o ronco do poderoso V12 aspirado que equipa as edições e é o motor mais potente da história da marca.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

Em teoria, as duas séries baseadas na 812 Superfast parecem se diferenciar pelo teto. Enquanto a 812 Competizione tem a cobertura rígida tradicional, a Competizione A pode ser classificada como um targa, com a opção de recolhimento do teto. Na prática, porém, as diferenças vão muito além de se bagunçar os cabelos ou não.

Ferrari 812 Competizione
Divulgação/Ferrari

Na versão aberta, a coluna dianteira recebe acabamento em preto para formar uma sequência visual entre o para-brisas e os vidros laterais. A altura do modelo também parece menor pelo desenho formado pela traseira, que precisou ser redesenhada para recolher o teto. Quando aberto, os protetores de cabeça feitos em fibra de carbono se destacam.

Para a configuração fechada, o destaque vai para a ausência do vidro traseiro. A abertura foi transformada em uma peça de alumínio. Em ambas as edições, o capô ganha uma lâmina de fibra de carbono no centro para disfarçar as saídas de ar que servem como respiro para o motor.

Ferrari 812 Competizione
Divulgação/Ferrari

Além disso, os para-choques dianteiros e traseiros foram redesenhados em relação à 812 Superfast e ganharam apêndices aerodinâmicos. As rodas são exclusivas, têm 20 polegadas e são calçadas por pneus 275/35 na dianteira e 315/35 na traseira.

Continua após a publicidade

O interior manteve as formas originais da 812, alterando apenas alguns acabamentos, como os detalhes em amarelo e materiais de revestimento. Os painéis de porta passaram por uma dieta para perderem peso.

Ferrari 812 Competizione
Divulgação/Ferrari

Mais potente da história

O grande chamariz das 812 Competizione é o acréscimo de potência ao já poderoso V12 6.5 – que passa a ser o motor mais potente da história da marca. Desconsidere a combinação da Ferrari SF90 Stradale, que tem 1.000 cv vindos de um V8 e três motores elétricos.

Na Competizione, são 830 cv combinados a um câmbio de dupla embreagem com 7 marchas, que resultam em uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos. Na Superfast, eram 800 cv e a mesma aceleração era feita em 0,1 segundo mais lento.

Ferrari 812 Competizione
Divulgação/Ferrari

De acordo com a Ferrari, para que o aumento de potência fosse possível, várias áreas do motor foram reprojetadas e otimizadas, como os sistemas de admissão e combustão, além de bielas (de titânio e 40% mais leves do que as anteriores), pistões (com novo revestimento para diminuir o atrito) e virabrequins (estes rebalanceados e até 3% mais leves). O aumento da rotação máxima pra 9.500 rpm promete acelerações mais progressivas e com a sensação de serem ilimitadas

Outras mudanças incluem a adoção de um óleo menos viscoso (5W40), admissão redesenhada, novo gerenciamento da injeção, sistema de ignição com monitoramento constante pela ECU e um aprimoramento no arrefecimento, este com 10% a mais de eficiência na refrigeração.

Ferrari 812 Competizione
Divulgação/Ferrari

Para aprimorar a dinâmica do modelo, a 812 Competizione teve inúmeros parâmetros criados e replanejados, como fluxos de ar. Como exemplo, o difusor traseiro aumentou o downforce em 25% na comparação com o da Superfast. Na dianteira, um difusor se abre em velocidades acima de 250 km/h e permite que o modelo chegue na velocidade máxima de 340 km/h.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 744 Abril 2021
Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês