O sábado começa com temperatura amena de 25°C e até o sol aparece em Interlagos. No início do segundo treino livre da Fórmula 1 a pista está completamente seca e alcança 48,5°C.
O treino iniciou exatamente ás 12h30 e já na segunda sessão de tempos, George Russell (Mercedes) assumiu o melhor tempo da TL2, seguido por Sergio Pérez (Red Bull) e Gasly (Alpha Tauri).
Quando faltavam 30 minutos para o fim do treino Esteban Ocon, da francesa Alpine, assumiu a liderança com a volta mais rápida, cravando 1:14:604, e manteve esse tempo como o melhor da TL2 até o fim.
Pérez, da campeã Red Bull, pilotou por 36 voltas e conseguiu o segundo melhor tempo com 1:14:788 – exatos 0s184 mais lento que Ocon.
Vale lembrar que esse treino é apenas para acertar os carros, tanto para corrida rápida (sprint) quanto para a oficial de domingo. Nesse caso, os pilotos com os melhores tempos não pontuam.
Nesse TL2 as equipes estavam fazendo testes dos pneus slick, mais adequados para a condição da pista.
Alguns pilotos saíram dos boxes com pneus médios, mais duráveis, mas que demoram um pouco mais pra aquecer, e também com os macios, com a vida útil mais curta e que oferecem alto desempenho rapidamente, e houve até equipes que preferiram os pneus duros, usados em circuitos com baixa aderência e que demoram mais para esquentar.
Pérez, que ficou em segundo, optou pelos pneus duros, assim como seu companheiro de equipe e campeão da temporada 2022, Max Verstappen, que ficou com o quinto melhor tempo após 30 voltas no circuito.
Lewis Hamilton seguiu a estratégia de usar compostos duros e foi o sexto mais rápido. Na Ferrari, Charles Leclerc (13° no TL2) usava macios contra médios de Carlos Sainz (11°).
Como o tempo não era decisivo, teve equipe que aproveitou para colocar os seus pilotos para rodar o máximo possível para acertar a melhor estratégia.
Foi o caso da Aston Martin. Sebastian Vettel, que corre a sua penúltima corrida no GP do Brasil, completou 43 voltas e o canadense Lance Stroll, percorreu 42 voltas. Ficaram com os piores tempos, na 18° e 17° colocação, respectivamente. Mas, esse treino intensivo pode dar algum resultado na corrida oficial.
Terceira e última Sprint da temporada
O grid de largada da Sprint segue o resultado da corrida classificatória de sexta-feira. Magnussen, da Haas, e Max Verstappen, da RBR, largaram na primeira fila. A sprint tem apenas 24 voltas e já na terceira Verstappen assumiu a liderança. Vale dizer que é o único nesse primeiro pelotão com pneus médios.
Na disputa pela sexta colocação, as duas Alpine tiveram breve desentendimento. Alonso atacou, Ocon defendeu e os dois se tocaram. Alonso chegou a balançar e quase perdeu o controle do carro.
Na sexta volta, Magnussen perde posições e já fica em quarto. Enquanto isso, Hamilton ganha três posições e já está em quinto.
No meio da sprint, na volta 12, Russell e Verstappen brigam pela primeira posição e o campeão ainda defende a liderança. Mas na 15° volta Russell conseguiu ultrapassar o piloto da Red Bull e assumiu a ponta com uma ultrapassagem louvável e digna dos aplausos que arrancou da torcida.
O piloto da Mercedes manteve a liderança e já abriu uma boa vantagem de Verstappen. O piloto da Red Bull “sentiu o golpe” e não conseguiu segurar por muito tempo a segunda colocação, sendo vencido por Sainz, que foi agressivo na ultrapassagem e chegou a tocar na asa traseira de Verstappen, a danificando. Isso fez com que o campeão perdesse claramente o ritmo e lhe custou mais uma posição, dessa vez para Lewis Hamilton.
Antes da corrida terminar veio o aviso oficial da FIA que Lance Stroll, da Aston Martin, foi punido em 10 segundos na corrida oficial pelo movimento perigoso que fez para ultrapassar o companheiro de equipe, Sebastian Vettel. A investida em cima de Vettel aconteceu antes da metade da corrida e obrigou Vettel a passar com mais da metade do carro pela grama para evitar uma colisão.
O britânico George Russel venceu a Sprint desse sábado, seguido por Carlos Sainz e Hamilton. Porém, não é essa ordem do grid de largada da corrida de amanhã. Sainz foi penalizado em cinco posições por trocar de motor pela sexta vez, na sexta-feira, e larga em sétimo.
Nesse caso teremos um dobradinha da Mercedes na primeira fila com Russel em primeiro e Hamilton em segundo. Verstappen larga em terceiro, seguido por Pérez, Leclerc e Norris.
Magnussen, da Hass, que largou na frente, terminou a Sprint em oitavo, larga amanhã na oitava posição e ganha um ponto no campeonato.