Fernando Alonso não disputará o GP do Bahrein. O espanhol sofreu um grave acidente durante a etapa de abertura da temporada 2016, realizada na Austrália, e, embora não tenha se machucado, acabou sendo proibido pela equipe medica da FIA de disputar a etapa barenita.
Uma tomografia realizada na manhã desta quinta-feira, 31 de março, apontou que Alonso tem uma fissura na costela, fazendo com que os médicos recomendassem sua ausência na corrida por precaução. Durante a prova de Melbourne, Alonso se chocou com a Haas de Esteban Gutiérrez ao tentar ultrapassá-lo e decolou na saída da curva 3. Sua McLaren ficou totalmente destruída, mas Fernando saiu do carro sem problemas.
A ausência de Alonso será a segunda em um GP no prazo de pouco mais de um ano. Durante a pré-temporada de 2015, o piloto sofreu um acidente misterioso em que teria tomado um choque e perdeu o GP da Austrália daquele ano, sendo substituído pelo então piloto reserva Kevin Magnussen.
Desta vez, o sucessor de Alonso será o atual piloto reserva da McLaren, Stoffel Vandoorne. O belga está no Japão realizando testes de pré-temporada da Super Fórmula, mas já foi informado da decisão e desembarcará no Oriente Médio nas próximas horas.