PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Exótico, Coupe Corbusier é exercício de lazer de engenheiros da Renault

Esportivo conceitual também marca aniversário de 50 anos da morte de famoso arquiteto

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h43 - Publicado em 22 out 2015, 10h51
fabricantes

A Renault resolveu dar uma colher de chá à sua equipe de engenheiros da Europa. Para que eles pudessem tirar parte do tempo de seu expediente para arejar a mente, ofereceu a oportunidade de que desenvolvessem um modelo sem compromisso com o mercado, mas sim com a esportividade e, ao mesmo tempo, levasse em conta o aniversário de 50 anos da morte de Le Corbusier, famoso arquiteto franco-suíço que foi o mestre de alguns dos principais arquitetos brasileiros, como Lucio Costa e Oscar Niemeyer. O resultado final do projeto é o Coupe Corbusier concept.

renault-coupe-corbusier-2.jpeg

Notoriamente um exercício de design futurista, o modelo tem visual bastante exótico. Os faróis são extremamente finos, ao contrário da grade frontal, que ocupa quase todo o espaço da dianteira. Mais curioso do que isso, talvez, sejam os para-lamas das rodas dianteiras, bem colados a elas, mas cercados por um grande espaço vazado na carroceria – algo que não ocorre no eixo traseiro, por exemplo. O tamanho do capô, que toma ao menos 30% da extensão do carro, também chama atenção.

renault-coupe-corbusier-3.jpeg
Continua após a publicidade

Outros destaques de design são, por exemplo, as portas, que misturam duas características que sempre ganham notoriedade, mas dificilmente são vistas ao mesmo tempo: a abertura para cima (estilo “asa de gaivota”, “tesoura”, entre outras definições) e para trás (esquema normalmente tratado como “portas suicidas”). Por outro lado, os vidros laterais são bem pequenos, e mesmo o para-brisa tem dimensões bem menores do que as habituais.

renault-coupe-corbusier-4.jpeg

Como se trata de um exercício (quase uma brincadeira) de design, o Coupe Corbusier concept não teve suas especificações mecânicas divulgadas muito provavelmente pelo fato de sequer ter um motor instalado. Mesmo assim, o protótipo pode ser visto de perto numa exposição sobre carros e modernismo em Poissy, França. O encerramento do evento acontecerá apenas em março de 2016.

VEJA MAIS– Ainda bem que ficaram apenas na ideia– Os carros-conceito mais malucos do Salão de Tóquio

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.