Exótico, Coupe Corbusier é exercício de lazer de engenheiros da Renault
Esportivo conceitual também marca aniversário de 50 anos da morte de famoso arquiteto
A Renault resolveu dar uma colher de chá à sua equipe de engenheiros da Europa. Para que eles pudessem tirar parte do tempo de seu expediente para arejar a mente, ofereceu a oportunidade de que desenvolvessem um modelo sem compromisso com o mercado, mas sim com a esportividade e, ao mesmo tempo, levasse em conta o aniversário de 50 anos da morte de Le Corbusier, famoso arquiteto franco-suíço que foi o mestre de alguns dos principais arquitetos brasileiros, como Lucio Costa e Oscar Niemeyer. O resultado final do projeto é o Coupe Corbusier concept.
Notoriamente um exercício de design futurista, o modelo tem visual bastante exótico. Os faróis são extremamente finos, ao contrário da grade frontal, que ocupa quase todo o espaço da dianteira. Mais curioso do que isso, talvez, sejam os para-lamas das rodas dianteiras, bem colados a elas, mas cercados por um grande espaço vazado na carroceria – algo que não ocorre no eixo traseiro, por exemplo. O tamanho do capô, que toma ao menos 30% da extensão do carro, também chama atenção.
Outros destaques de design são, por exemplo, as portas, que misturam duas características que sempre ganham notoriedade, mas dificilmente são vistas ao mesmo tempo: a abertura para cima (estilo “asa de gaivota”, “tesoura”, entre outras definições) e para trás (esquema normalmente tratado como “portas suicidas”). Por outro lado, os vidros laterais são bem pequenos, e mesmo o para-brisa tem dimensões bem menores do que as habituais.
Como se trata de um exercício (quase uma brincadeira) de design, o Coupe Corbusier concept não teve suas especificações mecânicas divulgadas muito provavelmente pelo fato de sequer ter um motor instalado. Mesmo assim, o protótipo pode ser visto de perto numa exposição sobre carros e modernismo em Poissy, França. O encerramento do evento acontecerá apenas em março de 2016.
VEJA MAIS– Ainda bem que ficaram apenas na ideia– Os carros-conceito mais malucos do Salão de Tóquio