Deveríamos estar nos preparando para a chegada da Ram 1500, picape grande que consta no radar da FCA no Brasil pelo menos desde o início do ano passado.
QUATRO RODAS apurou que a FCA estava pensando em lançar o modelo na época da Festa do Peão de Barretos (SP), programada para acontecer no fim de agosto. Ele seria, inclusive, exibido no evento.
Nas lojas ele chegaria efetivamente até setembro para se posicionar entre os utilitários de porte médio – como Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e VW Amarok – e a grandalhona 2500, que exige CNH tipo C.
Sua grande vantagem em relação à prima 2500, aliás, estaria justamente no fato de permitir o uso de habilitação tipo B, para carros de passeio, além dos preços um pouco mais módicos.
Sua importação, via Estados Unidos, estava prevista para ocorrer nas versões Laramie (mais luxuosa) e Rebel (de apelo aventureiro), conforme antecipado pelo parceiro Autos Segredos.
Os motores seriam V8 a gasolina de 395 cv e 56,7 kgfm e V6 turbodiesel com sistema híbrido leve de 264 cv e 66,3 kgfm, com preços na faixa de de R$ 220.000 a R$ 260.000.
Por que estamos colocando tudo isso no futuro do pretérito?
Porque a pandemia do coronavírus chegou, a crise política e econômica afetou fortemente o país, o dólar bateu a porta dos R$ 6 e todos os planos foram congelados, conforme apuramos junto à rede concessionária.
Agora, a 1500 deve aportar no Brasil somente no último trimestre deste ano. Porém, enquanto a situação do país não se mostrar menos nebulosa, o lançamento deve seguir suspenso e o atraso pode ser maior.
“A FCA simplesmente parou de mencionar a 1500 [em seu cronograma de novos produtos]”, relatou um informante.
Lojas de Mato Grosso do Sul e Paraná já teriam uma fila de mais de uma centena de pedidos cada pela picape. Os vendedores estão sem saber o que dizer aos potenciais e ansiosos compradores.
Outra fonte afirma que todo o planejamento de novidades do grupo em relação à rede CJDR (importados de Chrysler, Jeep, Dodge e Ram) para 2020 se encerra no fim de outubro.
Ou seja: se até lá a 1500 não tiver sido lançada, é bem possível que fique para 2021.
Como a previsão é de que até o fim do ano o dólar volte a ficar abaixo de R$ 5, fontes mais otimistas apostam mesmo em um lançamento no último trimestre.
Mas uma coisa é certa: se antes sua faixa de preços ficaria no miolo dos R$ 200.000, agora ela dificilmente será vendida por muito menos do que R$ 300.000.
Procurada, a FCA confirmou que, “por causa da pandemia do coronavírus e da alta do dólar, vários planos entraram em stand by, e a 1500 está entre eles”.
O fabricante também afirma que não desistiu do plano de importar o modelo ao país e já estuda um novo prazo para lançá-lo.
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