EUA: VW negocia renovação de contrato com Chrysler
Americanos produzem minivan Routan desde 2008
A Volkswagen AG está em negociações com a Chrysler para definir seu futuro no segmento de minivans, após o contrato de parceria na produção da minivan Routan ter sido encerrado. O modelo era produzido pela Chrysler desde 2008, mas deixou de ser fabricado na planta de Windsor (Ontario), em julho.
Segundo Dino Chiodo, presidente do sindicato de metalúrgicos Local 444, as marcas devem rever as cláusulas do acordo no começo de 2013. A aliança foi aprovada em 2006, ainda na época em que a Chrysler pertencia à Daimler AG, como forma de inserir a Volkswagen em um dos segmentos mais populares no mercado norte-americano. A Routan é uma versão diferenciada da Chrysler Town & Country e da Dodge Grand Caravan, com visual semelhante ao do antigo VW Tiguan.
No entanto, apesar da existir a possibilidade de um novo acordo ser firmado, não será surpreendente se a Chrysler quebrar o acordo com a VW. Isso porque o grupo americano agora está nas mãos da Fiat, presidida por Sergio Marchionne, que se desentendeu com Martin Winterkorn, CEO da Volkswagen neste ano.
De acordo com Scott Vazin, porta-voz da Volkswagen, o acordo firmado com a Chrysler para a produção de minivans em Windsor vai até 2014.